Jair Bolsonaro fala com a imprensa em entrevista coletiva ao ar livre.
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (13), revela que 50% dos brasileiros defendem a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. Por outro lado, 43% são contra a medida.

O levantamento foi realizado na segunda (8) e na terça-feira (9), em meio ao julgamento de Bolsonaro, e ouviu 2.005 eleitores em 113 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Evolução da opinião pública

Em abril, pesquisa anterior mostrava 52% a favor da prisão do ex-presidente e 42% contra. Já em julho, o cenário foi de empate técnico: 48% favoráveis e 46% contrários. Agora, a distância entre os dois grupos voltou a se ampliar.

Expectativa sobre cumprimento da pena

O Datafolha também perguntou sobre a crença na execução da pena. Em abril, 52% acreditavam que Bolsonaro escaparia de ser preso, contra 41% que previam o encarceramento. O cenário se manteve praticamente estável em julho (51% a 40%).

Já na pesquisa mais recente, em meio ao julgamento no STF, a percepção mudou: 50% afirmaram acreditar que Bolsonaro irá de fato para a cadeia, enquanto 40% acham que ele não será preso.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4