Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

O governador de São Paulo, João Doria, se manifestou pela primeira vez, nesta terça-feira (7), sobre impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro. Segundo Doria, “Bolsonaro afrontou a Constituição”. A executiva nacional do PSDB se reúne na quarta para definir oposição ao governo federal e discutir a posição do partido sobre a abertura do impeachment. “Minha posição é pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro – depois do que ouvi hoje ele claramente afronta a Constituição”, afirmou Doria.

Doria se referia ao fato de, em discurso a apoiadores em Brasília, Bolsonaro ter feito nesta terça uma ameaça ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, e afirmar que convocaria o Conselho da República, órgão responsável por opinar em situações extraordinárias sobre defesa e segurança do estado. “O volume de crimes já cometidos pelo presidente da República no dia de hoje nas manifestações são mais que suficientes para justificar, se não for um novo pedido, os mais de 130 pedidos de impeachment que adormecem na mesa do presidente da Câmara em Brasília”, defendeu o governador.

[tdj-leia-tambem]

Também nesta terça, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, convocou a reunião extraordinária para esta quarta-feira (8), “para diante das gravíssimas declarações do presidente da República no dia de hoje, discutir a posição do partido sobre abertura de impeachment e eventuais medidas legais”.

Nas eleições de 2018, Doria recebeu apoio de Bolsonaro e apoiou a candidatura do atual presidente, com a criação do slogan “BolsoDoria”. Depois da vitória, ambos se distanciaram e se tornaram rivais durante a condução da resposta à pandemia de Covid-19.