Foto: Reprodução/Rio TV Câmara
Foto: Reprodução/Rio TV Câmara

O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, teve duas postagens classificadas pelo Instagram como sendo fomentadoras de conteúdo falso e, logo, restringidas.

Nas publicações, o vereador compartilha um vídeo de uma entrevista antiga do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tenta justificar o alto preço atual do gás de cozinha e da gasolina dizendo que o petista teria doado refinarias da Petrobras à Bolívia, o que é falso.

[tdj-leia-tambem]

Retirado de contexto, o vídeo foi classificado como falso pela descrição feita pelo filho do presidente, já que a refinaria foi vendida ao país sul-americano em 2007 por US$ 112 milhões. “A mesma informação foi analisada por verificadores de fatos independentes em outra publicação”, afirma a rede social ao ressaltar que a informação postada é retirada de contexto e falsa.

O vídeo diz respeito a uma entrevista concedida em 2015 pelo ex-presidente Lula sobre a nacionalização das refinarias estrangeiras. “Falso: Lula não disse em vídeo que deu refinarias para a Bolívia; instalações foram vendidas em 2007”, enfatiza o Instagram.