
Os presidentes das Câmaras Municipais de Jundiaí, Edicarlos Vieira; de Itupeva, Marcão Marchi; de Várzea Paulista, Eliseu Notário; de Louveira, Kaká Rodrigues; de Itatiba, Davi Bueno; e de Jarinu, Rogério Sapão, estiveram em Brasília nos dias 23 e 24 de setembro em uma série de agendas de trabalho. O objetivo foi articular a captação de recursos e defender projetos prioritários para os municípios da região.
Segundo Edicarlos Vieira, a ausência de representantes eleitos para a Assembleia Legislativa e para a Câmara Federal impulsionou a união entre os presidentes.
“Somos uma região de mais de um milhão de habitantes, temos uma arrecadação gigantesca, estamos no maior eixo econômico da América Latina, no entanto, os recursos de impostos voltam de forma muito tímida para a nossa região. Por isso, juntamos presidentes das câmaras da Região Metropolitana, mais Itatiba, e fomos a Brasília conversar com várias secretarias do governo federal para solucionar nossas demandas, sem depender exclusivamente das emendas parlamentares, que pouco chegam a Jundiaí por não termos representante nem na esfera estadual nem na federal”, ponderou.
Pauta apresentada aos ministérios
Durante os encontros com representantes de ministérios, os legisladores municipais apresentaram uma lista de demandas conjuntas, entre elas:
- Construção de novas creches;
- Ampliação da frota de ônibus escolares;
- Mais verbas para o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo;
- Abertura de novas vagas de hemodiálise;
- Aquisição de ambulâncias para o SAMU;
- Investimentos em esporte e no Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA).
Assista ao resumo do encontro:
Ver essa foto no Instagram
Força do trabalho coletivo
Para Edicarlos, a articulação conjunta fortalece a representatividade da região.
“Quando vamos juntos, mostramos que as demandas não são individuais, mas de toda uma região que cresce e precisa de mais estrutura na saúde, na educação e no atendimento à população”, afirmou.
A iniciativa reforça a necessidade de cooperação entre cidades vizinhas que enfrentam desafios semelhantes, como o aumento da população, a pressão sobre os serviços de saúde de alta complexidade e a ampliação da rede educacional e de apoio social.
[tdj-leia-tambem]
Próximos passos
Os presidentes avaliam que os próximos meses serão decisivos para transformar as demandas em emendas parlamentares ou convênios que viabilizem melhorias diretas nos municípios.
“Estamos confiantes de que essa articulação trará resultados práticos e benefícios diretos para a população”, reforçou Edicarlos.
Com a mobilização, os líderes dos Legislativos reafirmaram o compromisso de manter o diálogo constante com Brasília e buscar, em conjunto, soluções para os principais desafios enfrentados pelas cidades da região.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5