
No dia 1º de janeiro, logo após a posse do Prefeito, Vice-Prefeito e dos novos vereadores, acontecerá a primeira sessão da Câmara Municipal de Jundiaí. Nesta ocasião, será o novo presidente da Casa para o próximo biênio.
A presidência está aberta à candidatura de qualquer um dos 19 vereadores eleitos. A princípio, três candidaturas já foram oficialmente confirmadas: Quézia de Lucca, do PL; Edicarlos Vieira, do União Brasil; e Cristiano Lopes, do PP.
Conheça os candidatos confirmados para a Presidência da Câmara de Jundiaí
Cristiano Lopes (PP)

Reeleito para seu terceiro mandato, Cristiano Lopes dobrou sua votação em relação à eleição anterior. Nascido em Jundiaí, é casado e pai de 2 filhas. Empresário em gestão de empresas na Unip.
Teve a vida dedicada ao esporte de competição desde os 14 anos e ao longo de sua carreira conquistou dezenas de títulos paulistas e brasileiros, foi campeão latino-americano e campeão sul-americano de MotoCross.
Foi secretário de Esportes e Lazer do município de Jundiaí de janeiro 2013 até abril 2016, sua primeira experiência na vida pública. Cristiano Lopes criou seis programas voltados à prática esportiva, entre eles o Zumba nos Bairros e Energiza Jundiaí.
Em 2016, participou de sua primeira eleição para vereador e foi eleito com 2.669 votos. Em 2020 foi reeleito com 3.533 votos, tomou posse e logo após licenciou-se para assumir o cargo de Gestor Municipal da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, na Prefeitura de Jundiaí. Nas eleições de 2024, se elegeu pela terceira vez, com 5.392 votos.
“Nosso trabalho por Jundiaí sempre foi focado em ouvir as pessoas, entender quais eram as necessidades e transformar isso em projetos de lei e programas que pudessem auxiliar a população”, destacou.
Edicarlos Vieira (União Brasil)

Edicarlos conta com o apoio do prefeito eleito Gustavo Martinelli, que é do mesmo partido. Ele busca a presidência com o argumento de fortalecer o diálogo entre os poderes Legislativo e Executivo, garantindo alinhamento estratégico para o desenvolvimento da cidade.
Nascido em Guaraniaçu (PR), filho de agricultores, aos 16 anos veio para Jundiaí, completou o ensino médio e entrou no Colégio Técnico onde formou-se em Edificações e Meio Ambiente.
Idealizador da proposta Ônibus por 1 Real aos fins de semana e feriados em Jundiaí pelo DCE UniAnchieta, foi premiado no Concurso Cidadonos. Em 2012 fundou o Coletivo Vetor Oeste Jundiaí que desenvolve políticas públicas para a região oeste da cidade em parceria com empresas, entidades, poder público e população local.
É casado e pai de dois filhos. Foi eleito Vereador no pleito de 2016, com 2.257 votos. Em 2020, foi reeleito para a Câmara Municipal, com mais que o dobro de votos – 5.439. Agora, nas eleições municipais de 2024, se elege pela terceira vez, com 6.959 votos.
Quézia de Lucca (PL)

Quézia foi recordista de votos nas eleições de 2024, alcançando mais de 8 mil votos. Quézia de Lucca nasceu no bairro da Ponte São João, onde exerceu sua liderança através do seu trabalho como vice-presidente da Associação de Moradores, que a indicou como candidata nas eleições de 2020 para representar o bairro e a região na Câmara Municipal de Jundiaí.
É formada em Direito e MBA em Gestão de Pessoas. Nas eleições de 2020, Quézia foi eleita a única vereadora mulher em Jundiaí com 2.648 votos. Nas eleições de 2024, se reelegeu com 8.020 votos.
Agora, em seu segundo mandato, a vereadora planeja intensificar sua busca por recursos para a cidade, trazendo novas emendas parlamentares, como as que já destinou no primeiro mandato. “Foram praticamente 5,5 milhões de reais em emendas, sendo 5,1 milhões para o Hospital São Vicente, 240 mil para a base móvel da Guarda Municipal e 120 mil para equipamentos da mesma instituição”.
Entre suas principais prioridades para o novo mandato, estão a criação de uma base fixa da Guarda Municipal na Ponte São João, o Centro de Referência de Tratamento ao Autista e a implementação de um espaço exclusivo para atendimento de mulheres vítimas de violência.