
Nesta sexta-feira (9) iniciam as propagandas eleitorais gratuitas dos candidatos à prefeitura, no rádio e na TV. As eleições municipais acontecerão no dia 15 de novembro e as propagandas eleitorais devem ser veiculadas até o dia 12 de novembro.
Nas TVs e nas rádios, as propagandas serão apenas para candidatos a prefeito e irão para o ar de segunda a sábado em todo o país. A divulgação será divida em dois blocos de 10 minutos cada:
No rádio: das 7h às 7h10 / de 12h às 12h10;
Na TV: das 13h às 13h10 / das 20h30 às 20h40.
Além disso, as emissoras também tiveram que separar 70 minutos diários para inserções das campanhas de candidatos a prefeito – com 60% da programação – e vereadores – 40% da programação. Essa exibição irá ao ar das 5h às 0h.
Um a cada quatro candidatos à prefeitura não receberão o direito de divulgação no horário eleitoral deste ano. Isso porque as novas regras de cláusula de barreira estabelece alguns critérios de desempenho eleitoral. Assim, restringindo acessos de partidos aos recursos do Fundo Partidário e também ao tempo gratuito de propaganda nas plataformas de TV e rádio.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é estimado que cerca de 750 mil candidatos estejam na disputa pelas cadeiras de prefeito e vereador nos estados do Brasil, menos no Distrito Federal, onde não há eleições municipais.
Veja aqui o que pode e o que não pode nas propagandas eleitorais de 2020.