
Com o fim do primeiro turno das eleições municipais do Brasil, neste domingo (15), os candidatos apoiados pelo presidente Bolsonaro não se destacaram como o esperado.
O presidente manifestou o apoio à vereadores e prefeitos de todo o Brasil em transmissões ao vivo na internet, antes do fim das campanhas eleitorais.
No entanto, dos 45 vereadores apoiados por Bolsonaro, de 27 cidades, apenas 10 se elegeram. Do total, 31 se tornaram suplentes e 4 não foram eleitos.
Além disso, Bolsonaro também apoiou a candidatura de 13 pessoas para prefeitura, mas 9 não se elegeram. A coronel Fernanda (Patriotas) era candidata ao Senado de MT e também apoiada pelo presidente. Porém, também não foi eleita.
Uma das candidatas apoiadas e não eleitas, Wal do Açaí (Republicanos) para vereadora de Angra dos Reis (RJ) foi apontada como uma das funcionárias fantasmas do gabinete de Bolsonaro quando ele era deputado no estado, em 2018. Nas eleições de 2020, disputou usando o nome “Wal Bolsonaro”, mas não recebeu nem 300 votos.
Enquanto isso, Carlos Bolsonaro (Republicanos), que também recebeu apoio do presidente, conseguiu ser eleito como vereador do Rio de Janeiro. Carlos teve 71 mil votos na cidade e conquistou uma cadeira na Câmara. O resultado esperado era que Carlos tivesse votação recorde em seu nome. No entanto, o candidato mais votado no país foi Eduardo Suplicy (PT), que recebeu 167 mil votos.
Confira a lista de candidatos apoiados por Bolsonaro nas eleições 2020:
- Carlos Bolsonaro (Republicanos) – Rio de Janeiro (RJ)
- Paulo Chuchu (PRTB) – São Bernardo do Campo (SP)
- Sonaira Fernandes (Republicanos) – São Paulo (SP)
- Nikolas Ferreira (PRTB) – Belo Horizonte (MG)
- Pastor Junior (Podemos) – Recife (PE)
- Marco Aurélio (PRTB) – Recife (PE)
- Inspetor Alberto (PROS) – Fortaleza (CE)
- Thiago Paz (Democratas) – Garanhuns (PE)
- Alexandre Aleluia (Democratas) – Salvador (BA)
- Jessicão (Progressista) – Londrina (PR)
Com informações do G1.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		