imagem mostra pessoa cadastrando a biometria em máquina do TSE. a foto é focada em duas mãos: a da pessoa que está cadastrando e ado funcionáro que está colocando a mão da pessoa sobre o aparelho
Mais de 50 mil eleitores ainda não cadastraram a biometria na região de Jundiaí

O registro biométrico para votações municipais era obrigatório no Brasil até abril deste ano, em grande parte de 17 estados. Porém, devido à pandemia da Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o processo de biometria nas eleições deste ano.

Em julho, a decisão do presidente do TSE estava sob avaliação dos demais ministros do tribunal, mas foi acatada e a medida pôde ser cancelada em 2020. A exclusão do procedimento foi recomendada por infectologistas em consultoria sanitária, já que o leitor da digital não pode ser higienizado com frequência.

A biometria é um tipo de reconhecimento do cidadão através de suas impressões digitais. De acordo com o TSE, o objetivo da biometria é garantir que o eleitor seja o único a votar com seu título e evitar fraudes.

As pessoas que não registraram a biometria podem votar normalmente. Caso não se lembre de ter cadastrado a biometria, é possível realizar a consulta online pelo registro nacional, no site do TSE.