
Centenas de moradores de Várzea Paulista alegaram ter recebido um vídeo com conteúdo calunioso e ofensivo sobre o candidato a prefeito do PSDB, Professor Rodolfo.
As mensagens foram disparadas através do WhatsApp por números desconhecidos de Minas Gerais, Paraná e até do Nordeste. No vídeo, um locutor faz ataques ao candidato a prefeito, falando sobre compra de imóveis de alto valor.
Um apoiador de um adversário foi flagrado compartilhando o conteúdo, o homem fez disparos pelo whatsapp e também postou no facebook. O material não tem assinatura, nem apresentador, características das Fake News, comuns em época de eleição.
O disparo em massa de mensagens é considerado crime eleitoral pelo TSE e pode gerar multa no valor de R$ 30 mil e até mesmo a cassação da candidatura ou a chapa dos envolvidos na ação. Para Rodolfo Braga, a atitude demonstra o desespero e a falta de caráter de alguns adversários:
“Eu estou fazendo uma campanha limpa, com base em propostas e plano de governo para nossa cidade, os adversários estão me difamando sem folga, todo dia aparece uma fake news diferente. Depois que crescemos nas pesquisas piorou ainda mais, os ataques aumentaram. Quem faz esse tipo de ataque, covarde e anônimo, não tem caráter, não merece ganhar uma eleição, gente do bem não faz esse tipo de coisa.”
Rodolfo Braga disse que registrou um boletim de ocorrência na delegacia na tarde desta terça, pois o conteúdo do vídeo é calunioso e difamatório.
[tdj-leia-tambem]