Cartório eleitoral
Faltando dois dias para o fim do cadastro biométrico, o cartório eleitoral de Itatiba foi tomado por filas (Foto: Reprodução/G1)

O prazo para os eleitores fazerem o cadastramento biométrico acabou e muita gente teve o título de eleitor cancelado. Nas três cidades da região de Jundiaí, 48.521 pessoas terão que regularizar o título com a Justiça Eleitoral. 

  • Campo Limpo Paulista são 60.414 eleitores. 18.749 sem biometria, 31% do total;
  • Itatiba tem 81.340. 24.668 eleitores sem biometria, 30%;
  • Jarinu são 24.310 eleitores. 5.104 não cadastraram a biometria, 21% do total.

Os cartórios entraram em recesso na última sexta-feira (20) e retomam os atendimentos no dia 6 de janeiro, quando os eleitores podem voltar a agendar horários para reverter a situação por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ou pessoalmente. 

Para tirar um novo título, basta ir à unidade até o dia 6 de maio. No entanto, o munícipe terá que esperar o fim das eleições 2020, em novembro, para se restabelecer com a Justiça Eleitoral. 

Os documentos necessários para tirar o novo título são: documento de identificação com foto e comprovante de residência. Durante o ato, será necessário fazer o cadastro biométrico. 

A falta de regularização do título sujeita o eleitor a uma série de restrições e impedimentos legais, como por exemplo, obter passaporte ou carteira de identidade, participar de concurso público, entre outros. 

[tdj-leia-tambem]

Não existe multa para quem teve o título cancelado, apenas se o eleitor deixar de votar em algum turno. Nesse caso, são R$ 3,51 por turno. 

Com informações G1.