Urna eletrônica - eleições municipais em Jundiaí
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Veja e entenda as regras sobre a votação do primeiro turno das eleições 2022, que acontece neste domingo (02). Confira a lista de informações e orientações sobre regras nas zonas eleitorais, dicas, como usar o título eletrônico, o que pode ou não levar, entre outros.

Como votar

  • É permitido levar para a cabine a “cola” em papel com os números dos candidatos aos cinco cargos em disputa: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.

Cola eleitoral

  • Imprima e preencha com os dados de seus candidatos, ou então, em um papel de caderno ou sulfite escreva os números e nomes de seus candidatos para usar quando for votar

Local de votação

  • A consulta ao local de votação pode ser feita por meio do nome do eleitor ou do número do título eleitoral.

[tdj-leia-tambem]

Como baixar o e-Título

  • TSE disponibiliza versão eletrônica do documento e, para ter acesso, eleitor deve ter um registro na Justiça Eleitoral.

Como usar o e-Título

  • Aplicativo pode substituir documento impresso com foto para quem cadastrou a biometria junto ao TSE. Porém, caso não tenha cadastrado a sua biometria ou seu titulo no aplicativo não tenha foto, leve um documento oficial, entre eles: RG, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho ou Passaporte.

O que pode ou não na hora de votar

  • Para votar, além do título, o eleitor também pode levar algum documento que tenha foto. É proibido levar o telefone celular para a cabine de votação.

Pode levar o celular?

  • É permitido entrar na cabine com a ‘cola eleitoral’, papel onde os números dos candidatos devem estar anotados. Equipamentos eletrônicos, no entanto, estão proibidos na hora de votar.