Jair Bolsonaro se pronuncia
Foto: Reprodução/TV Brasil

Na tarde desta terça-feira (1º), o Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou pela primeira vez após perder as eleições de 2022. Bolsonaro chegou sorrindo e, em um curto discurso, de menos de 3 minutos, agradeceu aos seus eleitores pelos votos mais de 58 milhões de votos.

Além disso, Bolsonaro falou sobre as manifestações. O presidente disse que manifestações pacíficas são bem-vindas, mas que “não devem ser como a esquerda, que sempre prejudicaram a população, impedindo o direito de pessoas de ir e vir”. No entanto, em nenhum momento o Presidente da República disse que as paralisações de rodovias no Brasil deveriam ser encerradas. Resultado disso foi a resposta imediata de manifestantes, que disseram que “não irão embora”, e pedem intervenção militar contra uma suposta fraude eleitoral.

Nas entrelinhas, Bolsonaro reconheceu que perdeu as eleições. Assim que chegou ao púlpito, cochichou que “vão sentir falta da gente”.

O presidente ainda disse que sempre seguiu e que continuará seguindo todos os pilares da Constituição. Em sua fala, Bolsonaro fez como já era esperado, e não citou em nenhum momento o nome ou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito com mais de 60 milhões de votos.

Logo em seguida, Ciro Nogueira, Ministro da Casa Civil, subiu ao púlpito e esclareceu que entraram em contato com a Presidente do PT para seguir com os trâmites de transição do governo. Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, tomam posse no dia 1º de janeiro de 2023.