
Nesta quinta-feira (28), a pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, mediu a rejeição, a intenção de voto e o eleitorado dos presidenciáveis para a eleição 2022. A pesquisa ouviu 2.566 eleitores, entre os dias 27 e 28 de julho em 183 cidades brasileiras.
Índices de intenção de voto para um eventual segundo turno
De acordo com a pesquisa, Lula tem 55% das intenções de voto e Bolsonaro 35%. Votos brancos e nulos são 7%, enquanto 2% dizem estar indecisos. Estes índices, na pesquisa anterior, realizada entre 22 e 23 de julho, apontavam que o ex-presidente tinha 57%, e o atual presidente 34% de intenção de votos. Brancos e nulos contavam com 8% e apenas 1% disse não saber em quem votar.
Eleitorado dos presidenciáveis
Segundo a pesquisa do instituto Datafolha, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), avançou no eleitorado feminino. Já, o ex-presidente Lula (PT) cresceu entre o eleitorado masculino. Em relação à pesquisa anterior, Bolsonaro cresceu seis pontos entre as mulheres, passando de 21% para 27%. No entanto, apesar do aumento do presidente no eleitorado feminino, Lula ainda lidera por 46% a 27% da intenção de votos no primeiro turno.
O petista avançou quatro pontos entre o eleitorado masculino, indo de 44% para 48%, liderando por 48% a 32%. É importante falar que a margem de erro do segmento é de três pontos.
Outros segmentos
Jair Bolsonaro também ampliou sua vantagem entre os eleitores evangélicos, passando de 40% para 43%. Neste segmento, Lula teve queda de 35% para 33%. Entre a população que ganha até dois salários mínimos, Bolsonaro ganhou três pontos percentuais, de 20% para 23%, porém Lula ainda lidera com 54%.
O ex-presidente também segue a frente na região Nordeste, com 59%, enquanto Bolsonaro conta com 24%. No sudeste, o ex-presidente tem 43% das intenções de voto, contra 28% do atual mandatário. Já na região Norte, Lula e Bolsonaro empatam tecnicamente, com 41% e 39%, respectivamente.
2° turno – Lula x Bolsonaro

O instituto apontou que Lula vai melhor entre os brasileiros que chegaram até o ensino fundamental – 64% a 40%, representando 32% da população. Além disso, ele também tem melhor resultado entre os mais pobres, ganhando de 63% a 29% contra o atual presidente, grupo que representa 53% dos entrevistados. Ademais, seu resultado no Nordeste também é superior, vencendo o atual presidente com 67% dos votos a 28%.
Índice de rejeição entre Lula e Bolsonaro
O levantamento, realizado pela pesquisa, aponta que 53% não votariam de jeito nenhum em Jair Bolsonaro (PL) para presidente da república, enquanto a rejeição a Lula (PT) é de 36%. Na pesquisa anterior, o atual presidente tinha 55% de rejeição, e o ex-presidente 35%. Dentro da margem de erro de dois pontos, Bolsonaro oscilou para baixo e Lula oscilou para cima.

[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		