Lula abraçado a Dona Buruca
Foto: Reprodução/ Instagram @lulaoficial/ @ricardostuckert

Nesta quinta-feira (21) o PT e a federação partidária Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PC do B e PV, oficializaram a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (SP) à presidência da Republica, com a posição de vice-presidente ocupada por Geraldo Alckmin (PSB). O petista não participou do evento por estar em viagem a Pernambuco, para eventos partidários.

Lula, que disputa a presidência pela sexta vez, será o primeiro candidato de uma federação partidária. Ou seja, uma aliança de partidos, na qual foi criada em 2021, com partidos que atuam como se fosse um, por pelo menos quatro anos.

[tdj-leia-tambem]

Outros partidos que compõem a federação partidária Brasil da Esperança também farão convenções. Após os encontros, todos se reunirão para avalizar as decisões tomadas.

De acordo com o calendário já definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos têm até 5 de agosto para realizar convenções. Depois do encontro, os partidos ou alianças, tem até o dia 15 de agosto para registrar a candidatura no tribunal, esse é o ultimo passo para a oficialização do candidato.