
Com as eleições de 2026 no horizonte, Jundiaí e região já vivem um intenso movimento de articulações políticas. A grande questão é: o município conseguirá eleger novamente um representante para a Assembleia Legislativa ou a Câmara Federal? Desde que Miguel Haddad (PSDB) deixou o Congresso em 2018, a cidade não tem voz direta no Parlamento.
O cenário promete ser marcado pela pulverização de votos — fator que já prejudicou a representatividade local em pleitos anteriores — e por alianças estratégicas entre partidos e lideranças regionais.
PL aposta em dobradinha de peso
Luiz Fernando Machado (PL), ex-prefeito de Jundiaí, tem seu nome cotado para disputar vaga na Câmara Federal, com apoio do governador Tarcísio de Freitas e do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O partido também pode lançar João Paulo, vice-prefeito de Várzea Paulista, como candidato a deputado estadual, ampliando sua influência na região.
A vereadora Quézia de Lucca (PL), mais votada da história de Jundiaí com pouco mais de 8 mil votos, desponta como forte pré-candidata a deputada estadual.
PSD e a força de Kassab no interior
O vice-prefeito Ricardo Benassi, que trocou o Novo pelo PSD em 2025 e assumiu a presidência regional do partido, é apontado como pré-candidato a deputado federal. Ele conta com o respaldo de Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado. Além disso, o vereador de Jundiaí, Faouaz Taha, é nome forte para candidatura a deputado federal pelo PSD. Nas eleições de 2022, Taha foi o candidato a deputado estadual mais votado na cidade de Jundiaí, com 51.949 votos – 38.476 votos só no município.
O partido também articula a candidatura do ex-prefeito de Cajamar Danilo Joan à Assembleia Legislativa (Alesp), mirando votos não apenas em sua cidade, mas em todo o entorno de Jundiaí. Joan assumiu a Prefeitura de Cajamar duas vezes, sendo reeleito com a maior votação da história (86,46%).
União Brasil projeta chapa estadual e federal
O presidente da Câmara Municipal, Edicarlos Vieira (União Brasil), é um dos nomes mais comentados como pré-candidato a deputado estadual, após votação expressiva em 2024. O prefeito Gustavo Martinelli já confirmou que o partido terá candidatos para os dois cargos.
Outros partidos movimentam o tabuleiro
- Novo: deve apostar no ex-vereador e ex-presidente da Câmara Antonio Carlos Albino para deputado estadual.
- Rede Sustentabilidade: terá o historiador e ativista Felipe Pinheiro, ex-vice-prefeito na chapa de Higor Codarin em 2024, com foco em educação e direitos humanos.
- PP, Republicanos, Podemos e PT: especulam-se candidaturas de Cristiano Lopes (PP), Dr. Kachan (Republicanos), Dika Xique Xique (Podemos) e Mariana Janeiro (PT).
O Tribuna de Jundiaí iniciará em breve uma série de entrevistas com os pré-candidatos a deputado estadual e federal da região.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4