
Na manhã deste domingo (27) o presidente Jair Bolsonaro discursou no encontro nacional de seu partido, o PL. Bolsonaro disse que a disputa política no país não é da esquerda contra a direita, mas sim do “bem contra o mal”.
“O nosso inimigo não é externo, é interno. Não é luta da esquerda contra a direita. É luta do bem contra o mal”, afirmou o presidente.
O PL informou que o objetivo do encontro nacional da sigla é para estimular a filiação de novos membros. O grande receio do PL era que o ato pudesse ser apontado na Justiça como campanha eleitoral antecipada. Mas Bolsonaro disse durante toda a semana passada que seria um evento de lançamento da sua pré-candidatura à reeleição.
Oficialmente, ao longo dos discursos, não houve menção direta à pré-candidatura.
Em uma fala que durou 28 minutos, Bolsonaro relembrou de sua trajetória como candidato que venceu em 2018 e exaltou diversas ações do governo. Em um momento do discurso, ele disse que espera sair da Presidência da República só “bem lá na frente”.
[tdj-leia-tambem]
“O que nós queremos, juntamente com muitos que estão aqui, é deixar e entregar o comando deste país lá na frente, bem lá na frente, por um critério democrático, transparente. [Entregar] o país bem melhor do que recebi em 2019”, afirmou Bolsonaro.
Atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em todas as pesquisas, Bolsonaro, sem provas, desacreditou dos levantamentos: “Uma pesquisa mentirosa publicada mil vezes, não fará um presidente da República.”
Na abertura do evento, em uma fala breve, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto tratou Bolsonaro como “futuro presidente pelo segundo mandato”.
“Quero cumprimentar nosso presidente e nosso futuro presidente pelo segundo mandato”, disse Valdemar.