
No Dia Municipal de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro, às 19 horas, o autor da lei que criou a data desde 2017, vereador Faouaz Taha (PSDB), fará uma Live em sua página do Facebook para abordar a campanha do ‘Setembro Amarelo’ e projeto de lei de sua autoria que tramita na Câmara e incentiva conscientização quanto ao acesso e manuseio de crianças e adolescentes a objetos cortantes.
Para acompanhar a Live, basta acessar o link: www.facebook.com/faouaztaha011
Na Live, estarão com Faouaz a voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Maria Bernadete Amaral Carneiro, e o instrutor da Escola SENAI de Jundiaí, bombeiro civil formado e chefe do Grupo Escoteiro Curuqui, Hermenegildo Barduzzi Filho, para tratar dos temas.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre os anos de 2003 e 2013, o Brasil registrou aumento de 10% nos casos de suicídio entre crianças e adolescentes dos 9 aos 19 anos. Em relação ao público adolescente especificamente, entre 15 e 19 anos, o aumento é ainda mais expressivo, passando de 60% nos últimos 30 anos.
[tdj-leia-tambem]
“Diante desse quadro, é muito importante que a gente fale sobre os riscos de instrumentos que, muitas vezes, estão acessíveis aos jovens e podemos evitar o contato fácil. A campanha do ‘Setembro Amarelo’ é discutida anualmente e, cada vez mais, devemos falar de todos os públicos que podem ser atingidos pelos cenários e contextos que possam levar à tendência suicida, sobretudo em tempos de pandemia e isolamento emocional”, afirma Faouaz.
O projeto de lei de Faouaz deve ser votado em sessão da Câmara deste mês.