Foto: Divulgação/Força Sindical
Foto: Divulgação/Força Sindical

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta quarta-feira (8), em São Paulo, ser pré-candidato à Presidência da República na eleição de 2022. Durante discurso de encerramento do 9º Congresso da Força Sindical, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, o petista afirmou que “está se dispondo a voltar a ser candidato”.

O petista fez um discurso de 55 minutos e criticou a gestão do presidente Jair Bolsonaro na pandemia, assim como a condução da economia pelo ministro Paulo Guedes. “Eu estou me dispondo, depois de boas conversas com vocês [sindicalistas], a voltar a ser candidato. Porque só tem uma razão para eu voltar: que é fazer mais do que eu fiz nos meus dois mandatos”, declarou Lula.

[tdj-leia-tambem]

Lula atacou principalmente a posição de Bolsonaro em vetar a exigência de apresentação de cartão de vacinação contra a Covid-19 de quem entrar no país por portos e aeroportos, recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Se Bolsonaro não gosta dele, dos filhos dele, se eles não se respeitam, ele precisa criar responsabilidade e permitir que as pessoas sejam obrigadas a apresentar o cartão de vacinação para proteger a sociedade brasileira. (…) Afinal de contas, surgiu um vírus novo, que a gente não sabe a magnitude desse vírus”, disse, se referindo à variante ômicron do coronavírus.