
Foi aprovada na Câmara de Jundiaí a criação da Frente Parlamentar de Apoio às Pessoas em Situação de Rua, por iniciativa do vereador Faouaz Taha. O objetivo deste grupo é estabelecer ações do Poder Legislativo que possam contribuir com medidas relacionadas à complexa realidade do aumento do número de pessoas em situação de rua na cidade. A primeira reunião da frente ocorreu nesta sexta-feira, 30 de junho, e todos os vereadores foram convidados a participar.
Durante o encontro, os parlamentares discutiram informações relevantes sobre o assunto e delinearam um planejamento de ações para o grupo. A partir do próximo mês, a Frente Parlamentar realizará reuniões periódicas com convidados envolvidos no combate a essa situação no município.
“Nossa ideia, neste primeiro encontro, é ouvir todos os vereadores para traçarmos um plano de trabalho. Em seguida, devemos dialogar com representantes do Poder Público, Judiciário, das forças policiais, bem como das entidades sociais e igrejas, para analisarmos o que já é feito, o que podemos aprimorar e como todos podem contribuir de alguma forma”, disse Faouaz que também sugeriu aos colegas vereadores que tragam experiências e modelos de outras cidades ou países para que sejam estudados como exemplo na discussão.
Faouaz Taha, que está em seu segundo mandato como vereador, tem se dedicado à situação do Centro de Jundiaí, região que abriga grande parte da população em situação de rua na cidade. Nas últimas sessões da Câmara Municipal, Faouaz tem utilizado a tribuna para abordar esse tema, devido às queixas diárias de comerciantes e moradores da área sobre a sensação de insegurança.
“Sabemos que essa também é uma realidade de outros pontos da cidade. E acompanho o trabalho sério desenvolvido pela estrutura de Assistência Social do governo municipal. Porém, acredito que a Câmara pode ser atuante junto ao trabalho técnico, com respeito a todos que são afetados com essa triste realidade. Temos que encontrar o melhor caminho para acolher essa população, sem deixar de olhar pelo bem-estar de moradores, comerciantes e dos próprios ambientes”, afirma.
Além de Faouaz Taha, os vereadores Adilson Roberto Pereira Junior; Adriano Santana dos Santos; Daniel Lemos; Douglas Medeiros; José Antonio Kachan Junior; Madson Henrique; Marcelo Gastaldo; Márcio Pentecostes de Sousa; Quézia de Lucca; Roberto Conde Andrade; Romildo Antonio da Silva; Rogério Ricardo da Silva também fazem parte da Frente Parlamentar. A próxima reunião deve ocorrer nos primeiros dias de julho.