Projeto de Faouaz Taha é aprovado pela Câmara de Jundiaí
Connect with us

Política

Lei do Artesão e projeto de Faouaz Taha pela Rota Turística Afro de Jundiaí são aprovados

A Lei dos Artesãos foi intermediada pelo Prefeito Luiz Fernando e Faouaz Taha, que também é o autor da lei que rege todas as rotas turísticas de Jundiaí.

Published

on

Atualizado há

Faouaz Taha
Foto: Divulgação

Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (1º), a Câmara de Jundiaí aprovou dois projetos. O primeiro, de autoria do vereador Faouaz Taha, cria a Rota Turística Afro de Jundiaí. O segundo, apresentado pelo Executivo, estabelece a lei que regulamenta o programa Jundiaí Feito à Mão, voltado à proteção e valorização dos artesãos da cidade. Essa solicitação partiu dos próprios artesãos e foi intermediada pelo vereador junto ao prefeito Luiz Fernando Machado.

Rotas turísticas de Jundiaí por Faouaz Taha

Faouaz Taha é o autor da lei que oficializou todas as rotas turísticas de Jundiaí. Inicialmente, a cidade contava com seis rotas: Castanho, Centro Histórico, Cultura Italiana, Terra Nova, Uva e Vinho.

Em 2021, o vereador alterou a própria legislação para incluir a Rota de Contemplação, que destaca mirantes com potencial turístico. Mais de 50 sugestões foram recebidas através de uma enquete online. Em 2022, a Rota da Cerveja Artesanal também foi criada, em parceria com os produtores locais.

A recém-aprovada Rota Afro é baseada em um estudo técnico realizado pelo Departamento de Turismo, liderado por Marcela Moro. Essa rota reconhece locais históricos e culturais importantes para a presença africana e indígena na cidade, como o Espaço Expressa, o Clube 28 de Setembro, a Praça Rui Barbosa e o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí.

“É uma honra poder incluir essa rota. Nossa cultura é rica e plural, e todos os povos merecem ser justamente lembrados”, afirmou Faouaz Taha. Segundo dados técnicos, as rotas turísticas contribuíram para aumentar em 20% o fluxo de turistas na cidade.

Valorização dos artesãos com a Lei Jundiaí Feito à Mão

Outro projeto aprovado com unanimidade foi o que assegura os direitos dos artesãos cadastrados no programa Jundiaí Feito à Mão. Essa legislação protege e valoriza os profissionais que já fazem parte do programa.

“Fui procurado pelos artesãos devido a lacunas na legislação que afetavam o programa. Fizemos uma indicação ao Executivo, e toda a gestão entendeu a importância dessa lei. Hoje é um dia histórico para valorizar essa classe, que produz cultura, história e movimenta nossa economia”, destacou Faouaz.

A sessão contou com a presença dos artesãos, da equipe da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, e do gestor Eduardo Alvarez. “Agradeço demais o diálogo entre todos para darmos esse passo. É uma conquista pela total mobilização dos artesãos”, acrescentou o vereador.

Eleições 2024

Na reta final da campanha, Gustavo Martinelli reforça suas principais propostas para Jundiaí

De acordo com o candidato, as propostas focam na valorização do servidor público e priorizam áreas como educação, saúde, transporte, segurança pública e habitação.

Published

on

Gustavo Martinelli reforça suas principais propostas para Jundiaí
Foto: Reprodução/Instagram

Na última semana de campanha, Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi reforçam suas principais propostas para a cidade de Jundiaí. De acordo com o candidato, as propostas focam na valorização do servidor público e priorizam áreas como educação, saúde, transporte, segurança pública e habitação. Propostas de Gustavo Martinelli para Jundiaí Educação Na educação, os candidatos destacam a importância de garantir que…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições 2024: eleitor tem 60 dias para justificar voto; veja como fazer

No dia da eleição, a justificativa pode ser feita através do aplicativo e-Título, disponível para dispositivos Android e iOS.

Published

on

Aplicativo e-Título para as Eleições 2024
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo domingo (6) para as eleições 2024, têm 60 dias para justificar a ausência. No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas com mais de 18 anos, sendo opcional para maiores de 70 e jovens entre 16 e 18 anos. No dia da eleição, a justificativa pode ser feita através do aplicativo…

Continue Reading

Eleições 2024

Parimoschi propõe ações de melhoria para FATEC Jundiaí

O candidato recebeu o abaixo-assinado feito pelos alunos das mãos dos representantes do diretório acadêmico. Saiba mais.

Published

on

Parimoschi propõe ações de melhoria para FATEC Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O candidato a prefeito de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, se reuniu com representantes dos estudantes da FATEC Jundiaí e assumiu compromissos que envolvem diversas melhorias no entorno da faculdade, que está dentro do Espaço Expressa. Parimoschi também anunciou que irá intermediar avanços junto ao Governo do Estado e à direção da instituição. O candidato recebeu o abaixo-assinado feito pelos alunos…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições 2024: eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira (1º)

As prisões podem ocorrer em três situações: prisão em flagrante delito, sentença condenatória por crime inafiançável, ou desrespeito a salvo-conduto.

Published

on

Tribunal Eleições 2024
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Os eleitores não poderão ser presos ou detidos a partir desta terça-feira (1º), cinco dias antes do primeiro turno das eleições 2024, que será realizado no próximo domingo (6). Essa medida será válida até terça-feira (8), 48 horas após o encerramento da eleição. De acordo com o Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), especificamente no Artigo 236, existem algumas exceções. As prisões…

Continue Reading

Eleições 2024

Aplicativo e-Título: saiba como tirar e baixar o documento para o dia da votação

Com o e-Título, a Justiça Eleitoral oferece uma solução prática e segura para todos os eleitores, garantindo que o acesso ao título seja simples e eficiente.

Published

on

Aplicativo e-Título
Foto: Divulgação/TSE

O e-Título é um aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral, disponível gratuitamente para smartphones e tablets, que permite o acesso digital ao título de eleitor. Com ele, não é mais necessário carregar o documento físico, já que todas as informações estão no dispositivo móvel. Além disso, o aplicativo oferece uma série de benefícios. Por exemplo, ele emite a certidão de quitação…

Continue Reading
Advertisement