
O vereador de Jundiaí, Faouaz Taha, é candidato à reeleição e apresenta propostas que abordam questões contemporâneas, como a urgência climática e a saúde mental. Com 36 anos, Faouaz Taha já ocupou a presidência da Câmara por dois biênios, entre 2019 e 2022, e tem se dedicado a discutir esses temas com especialistas e a população por meio de suas redes sociais.
Nas propostas, Faouaz destaca a importância de estar atento às mudanças climáticas e à necessidade de preparar as cidades para enfrentar as alterações de temperatura. “Temos que estar atentos ao que vivemos e as cidades cada vez mais preparadas para enfrentar com estrutura as mudanças de temperatura. Minha ideia é criar, em lei, um plano municipal de fomento a negócios sustentáveis e meios de prevenção para evitarmos consequências trágicas”, afirma.
No que diz respeito à saúde mental, Faouaz Taha já é autor da lei que estabeleceu a campanha de prevenção do suicídio, conhecida como setembro amarelo, em Jundiaí. Além disso, ele criou a lei que inclui no calendário do município debates e ações em prol da saúde mental materna, durante o mês de maio, intitulado maio furta-cor.
“Quero continuar esse trabalho com profissionais da área e ampliar a rede de informação sobre os cuidados com a saúde mental para todas as idades, falando também sobre parentalidade positiva”, propõe Faouaz. Essa ampliação busca atender a uma demanda crescente por informações e suporte psicológico.
Outras propostas de Faouaz Taha
Em defesa dos direitos dos animais, Faouaz é um dos autores da lei que proíbe fogos de artifício com estampido em Jundiaí. Para conscientizar a população sobre essa legislação, ele lançou a campanha “Festa Legal Não Tem Rojão”.
“Sabemos que ainda precisamos avançar, sobretudo na fiscalização da lei. Mas todos hoje entendem essa necessidade e vamos nos empenhar para conseguir. Sofremos muita resistência sobre o tema no passado. Agora, muitos cobram porque sabem da importância e não vamos desistir.”
Além disso, ele é responsável por leis que promovem a Teoria do Elo para o combate à violência contra humanos e animais, a criação do Banco de Ração — uma campanha permanente de arrecadação para famílias carentes — e iniciativas que garantem alimentação saudável para crianças nas escolas, além de campanhas de conscientização sobre alergias alimentares.
Uma das propostas atuais de Faouaz Taha é a criação de uma lei que fortaleça os alertas sobre golpes virtuais direcionados a idosos. “Em uma semana, cerca de sete golpes patrimoniais diferentes são aplicados principalmente sobre os idosos. Temos que levar até eles informações para uso seguro do celular e redes”, ressalta.
Por fim, Faouaz Taha continua a defender pautas relacionadas ao esporte e à cultura. Ele propõe a continuidade da lei das Rotas Esportivas, que visa oferecer estrutura e pontos de hidratação em avenidas e praças para a prática de esportes ao ar livre.
Além disso, há planos para ampliar as rotas turísticas e preservar os patrimônios históricos da cidade. Essas ações buscam não apenas incentivar a atividade física, mas também promover o turismo e a valorização da cultura local.
[tdj-leia-tambem]