
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta sexta-feira (5) que foi escolhido por Jair Bolsonaro para representar o PL na disputa pela Presidência da República em 2026. A declaração ocorre em meio ao impedimento do ex-presidente, condenado pelo STF e pelo TSE e preso por tentativa de golpe de Estado.
“É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, declarou Flávio em uma rede social.
A sinalização reorganiza o cenário interno do bolsonarismo, que, nos últimos meses, vinha discutindo quem herdaria o capital político de Jair Bolsonaro. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), era um dos nomes cotados.
Orientação política acontece durante período de prisão
Segundo aliados, Jair Bolsonaro externou o desejo em conversas com o filho — que também foi escolhido para representá-lo politicamente enquanto cumpre pena. Flávio visitou o pai na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, na última terça-feira (2).
Na mesma publicação no X, o senador fez críticas ao governo Lula, que deve buscar a reeleição em 2026.
“Muitos se sentem abandonados, aposentados são roubados pelo próprio governo, narco-terroristas dominam cidades e exploram trabalhadores, estatais voltaram a ser saqueadas, novos impostos não param de ser criados ou aumentados, nossas crianças não têm expectativas de futuro. Ninguém aguenta mais”, afirmou.
Procurado pelo g1, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou a escolha:
“Confirmado. Flávio me disse que o nosso capitão [Jair Bolsonaro] ratificou sua candidatura. Bolsonaro falou, está falado. Estamos juntos”, disse.
Plano de projeção nacional deve incluir eventos e estratégias estaduais
Parlamentares próximos ao senador afirmam que ele recebeu orientações do pai para ampliar sua presença pública, intensificando agendas nacionais e participações em eventos. A pré-candidatura, porém, ainda deve passar por consolidação interna no partido.
Quem é Flávio Bolsonaro?
Filho mais velho de Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro tem 44 anos. Empresário e advogado, foi deputado estadual no Rio de Janeiro antes de ser eleito senador em 2018. Seu mandato vai até 2027.
Colegas no Senado afirmam que ele possui bom trânsito político e perfil considerado “mais político” em comparação aos demais filhos do ex-presidente.
*Com informações do g1.