Governador Tarcísio regulamenta cannabis medicinal no SUS de São Paulo
Connect with us

Política

Governador Tarcísio regulamenta cannabis medicinal no SUS de São Paulo

A medida ocorre quase um ano após a sanção da lei em janeiro de 2023, e define os procedimentos para solicitar e receber esses tratamentos

Published

on

Atualizado há

Foto: Ciete Silvério/Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assinou na terça-feira, dia 26, o decreto que estabelece as diretrizes para a disponibilização de medicamentos à base de cannabis medicinal no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. A medida, que ocorre quase um ano após a sanção da lei em janeiro de 2023, define os procedimentos para solicitar e receber esses tratamentos.

Conforme o decreto, a requisição dos medicamentos será feita pela Secretaria de Estado da Saúde, mediante prescrição médica, seja pelo paciente ou por um representante legal. A documentação passará por avaliação da Secretaria, e a retirada dos medicamentos à base de canabidiol será realizada nas Farmácias de Medicamento Especializado. Durante o processo, é necessário que o paciente (ou responsável legal) e o médico assinem um Termo de Esclarecimento e Responsabilidade. O decreto estabelece que, uma vez aprovada a solicitação, o fornecimento do tratamento será garantido por até seis meses, a contar da data da primeira entrega.

O deputado estadual Caio França (PSB-SP), autor do projeto de lei, celebrou a decisão: “Demorou, mas conseguimos. A nossa luta não foi em vão!”, escreveu em publicação em suas redes sociais.

Quanto aos beneficiários desse tratamento, em julho, o governo estadual especificou as três primeiras condições médicas elegíveis para o uso de canabidiol:

  1. Síndrome de Dravet: uma condição genética caracterizada por encefalopatia grave, com episódios frequentes de epilepsia e febre.
  2. Síndrome de Lennox-Gastaut: uma encefalopatia epilética de causa desconhecida, com retardo mental progressivo e crises frequentes.
  3. Esclerose tuberosa: também conhecida como Síndrome de Bourneville-Pringle, uma doença degenerativa de origem genética que se manifesta por tumores benignos em vários órgãos, deficiência mental e erupções cutâneas faciais.

A Secretaria poderá requerer exames e avaliações durante o tratamento, e caso constate-se comprometimento da terapêutica, o fornecimento pode ser interrompido, sendo prevista a devolução, mediante recibo, do saldo residual do medicamento ou produto recebido à unidade dispensadora.

Eleições 2024

Eleições 2024: cerca de 35% do eleitorado paulista já baixou o e-Título

A via digital dispensa apresentação do documento impresso e pode ser apresentada no dia da votação. Até o momento, cerca de 11,7 milhões de eleitores têm o aplicativo da Justiça Eleitoral

Published

on

Pessoa acessando aplicativo do e-Título
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, cerca de 35% do eleitorado do Estado de SP baixou o aplicativo e-Título, via digital do título de eleitor. Ou seja, há três meses das eleições municipais, 11,7 milhões dos 34,4 milhões de eleitoras e eleitores de São Paulo têm o aplicativo instalado no celular. Se o eleitor tiver cadastro biométrico e a…

Continue Reading

Eleições 2024

Lera Rodrigues desiste de concorrer à Prefeitura de Cabreúva e apoia Henrique Martin

As conversas sobre as questões da cidade começaram há 30 dias e acabaram por selar a aliança entre os pré-candidatos

Published

on

Cabreúva - Lera Rodrigues desiste de concorrer à Prefeitura e apoia Henrique Martin
Kiko Castrinho, pré-candidato a vice (esq.), Lera Rodrigues (centro), Henrique Martin, pré-candidato a Prefeito de Cabreúva. Foto: Divulgação

A pré-candidata Lera Rodrigues, conhecida como LeraPi e presidente do Partido da Mulher Brasileira, decidiu abrir mão de concorrer à Prefeitura de Cabreúva. Em vez disso, ela optou por selar uma aliança propositiva com o pré-candidato a prefeito Henrique Martin, do Movimento Democrático Brasileiro. Há um mês, ambos começaram a discutir os avanços necessários para atender às necessidades da população…

Continue Reading

Política

Projeto de lei para suporte às crianças com altas habilidades e superdotação é aprovado na Câmara de Jundiaí

Published

on

Vereador Faouaz Taha discursando sobre o projeto de lei para suporte às crianças com altas habilidades e superdotação na Câmara de Jundiaí.
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Na sessão desta semana, na Câmara de Jundiaí, foi aprovado um projeto de lei que prevê uma política municipal intersetorial para oferecer suporte à garantia dos direitos das crianças com altas habilidades e superdotação. O projeto visa atender às necessidades específicas de crianças e jovens com altas habilidades e superdotação, incluindo aqueles que também possuem diagnóstico para algum grau de…

Continue Reading

Política

STF determina limite de 40g para porte de maconha para consumo pessoal

O limite de 40 gramas é “relativo”, ou seja, mesmo com uma quantidade inferior, o indivíduo poderá ser processado por tráfico se a polícia considerar que sua intenção era a venda da droga.

Published

on

STF determina limite de porte de maconha para uso pessoal
A decisão do STF descriminaliza o porte da maconha para consumo próprio, diferenciando usuário de traficante (Foto: Freepik/wirestock)

Em um julgamento histórico, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira (26) os critérios para diferenciar usuários de traficantes de maconha no Brasil. A decisão descriminaliza o porte da droga para consumo próprio, estabelecendo um limite de 40 gramas ou seis plantas fêmeas de cannabis sativa. De acordo com o ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, o limite…

Continue Reading

Política

STF tem maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

Ministro Dias Toffoli apresentou complemento de voto na retomada do julgamento pela Corte

Published

on

Homem acendendo um cigarro enrolado à mão com um isqueiro, relacionado à discussão sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Canva

Nesta terça-feira (25), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclareceu seu voto e reafirmou seu apoio à descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. Com este posicionamento, o STF formou maioria a favor da não criminalização da posse da droga para uso próprio no Brasil. Posição dos ministros sobre a descriminalização do porte de maconha Ainda…

Continue Reading