Governo exclui presos das prioridades para vacinação contra a Covid-19
Connect with us

Política

Governo exclui presos das prioridades para vacinação contra a Covid-19

Os presos integravam a fase 4, depois de profissionais de saúde, idosos e professores, mas já não aparecem na lista divulgada nesta quarta-feira (9) pela pasta

Published

on

Penitenciária lotada. (Foto: Divulgação)
Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo. (Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde excluiu a população carcerária dos grupos prioritários previstos no plano preliminar para a vacinação contra a Covid-19 no país. Os presos integravam a fase 4, depois de profissionais de saúde, idosos e professores, mas já não aparecem na lista divulgada nesta quarta-feira (9) pela pasta. 

O cronograma completo deve ser apresentado “em breve” à população, segundo o governo federal. O documento, recebido hoje pelo ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, ainda passará por uma revisão técnica final antes de ser enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Na fase 1, estão inclusos profissionais da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilos e instituições psiquiátricas e indígenas. Já a segunda abrange pessoas de 60 a 74 anos. 

Aqueles com comorbidades, como diabetes, cardiopatias e doenças renais crônicas, que representam maior risco de agravamento da doença, serão vacinados na fase 3. A quarta e última fase, que antes incluía os presos, agora prioriza professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema carcerário.

Esse plano, contudo, ainda não é a versão final. Segundo Arnaldo de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde, a definição dos grupos ou das fases em que acontecerá a vacinação está em constante mudança, “porque vai depender do quantitativo de doses que efetivamente teremos para um determinado tempo”.

Chance de vacinação em 2020 é remota 

Pela manhã, o ministro Eduardo Pazuello disse que a vacinação emergencial contra a Covid-19 pode começar ainda em dezembro no país, com doses da vacina da Pfizer/BioNTech. O general, no entanto, elencou uma série de condições para que isso aconteça — todas elas, neste momento, bastante improváveis, o que torna remota a possibilidade de imunização ainda em 2020. 

“Se a Pfizer conseguir autorização emergencial, e se a Pfizer nos adiantar alguma entrega, isso pode acontecer em janeiro, final de dezembro. Isso em quantidades pequenas, que são de uso emergencial”, disse Eduardo Pazuello.

A data prevista para o início da imunização — entre final de dezembro e janeiro — é a terceira diferente sugerida em duas semanas. 

Ontem, o ministro falou que o início de uma campanha nacional de vacinação estava previsto para o final de fevereiro, com doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca. 

Na semana passada, porém, a expectativa era de que o plano começasse em março, embora o governo não tivesse oficializado uma data.

Com informações do Portal UOL.

Eleições 2024

TSE realiza verificação da integridade dos sistemas eleitorais neste sábado (5)

Published

on

TSE realiza verificação da integridade dos sistemas eleitorais
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará neste sábado (5), às 12h, a cerimônia de verificação da integridade dos sistemas eleitorais. Essa cerimônia, que ocorre tradicionalmente na véspera do primeiro turno, tem como objetivo realizar uma auditoria rigorosa nos sistemas eleitorais que totalizarão os votos computados nas urnas eletrônicas em todo o país. Durante o evento, serão minuciosamente examinados os programas…

Continue Reading

Eleições 2024

Horário da eleição: que horas começa e termina a votação do 1º turno?

A seguir, veja mais detalhes sobre o processo de votação e apuração dessas eleições, além das diferenças de horários por estado.

Published

on

Urna Eleição 2024
Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

A eleição de 2024 no Brasil já estão movimentando eleitores e autoridades. A expectativa é que a apuração dos votos e os primeiros resultados comecem a ser divulgados no mesmo dia do pleito, domingo, 6 de outubro. Horário unificado de votação Em todo o Brasil, os eleitores devem comparecer às urnas entre 8h e 17h, sempre seguindo o horário oficial…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições Jundiaí 2024: resultados em tempo real – Acompanhe aqui!

Published

on

Continue Reading

Eleições 2024

Parimoschi ressalta carinho e apoio ao Paulista Futebol Clube

Parimoschi e o candidato a vice-prefeito, Antonio Carlos Albino, conversaram com os dirigentes do Paulista sobre os rumos do clube para os próximos anos.

Published

on

Parimoschi e Albino no Paulista FC de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O candidato à prefeitura de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, reforçou seu apoio ao Paulista Futebol Clube durante um encontro com dirigentes do clube. Parimoschi e o candidato a vice-prefeito, Antonio Carlos Albino, receberam a taça do título do Campeonato Paulista da 5ª Divisão (Sub-23) e conversaram sobre os rumos do clube para os próximos anos. Eles estiveram presentes na final…

Continue Reading

Eleições 2024

Conheça os candidatos de Louveira para prefeito e vereador

As listas de candidatos de Louveira contam com quatro nomes concorrendo à Prefeitura e 105 para vereadores.

Published

on

Conheça os candidatos de Louveira para prefeito e vereador
Foto: Prefeitura de Louveira

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as listas de candidatos de Louveira contam com quatro nomes concorrendo à Prefeitura e 105 para vereadores registrados para a eleição municipal de 2024, que acontecerá neste domingo, 06 de outubro. A relação completa dos candidatos a prefeito a vereador, incluindo nomes, números de urna, partidos e a situação de cada…

Continue Reading
Advertisement