João Doria segurando bandeira do Brasil
Foto: Governo do Estado de São Paulo/Flickr

Na manhã desta quarta-feira (19), o ex-governador de São Paulo, João Doria, anunciou sua desfiliação ao PSDB. Doria utilizou sua conta no Twitter para oficializar a saída do partido em que foi filiado por mais de 20 anos. No anúncio, o empresário diz que cumpriu sua “missão política partidária”.

Doria venceu eleições internas do PSDB para ser pré-candidato do partido à Presidência nas eleições de 2022. No entanto, disse ter enfrentado resistências internas, e saiu da corrida presidencial no dia 23 de maio. Assim, o PSDB declarou apoio à candida Simone Tebet (MDB) com indicação da senadora Mara Gabrilli como vice.

Pré-candidatura

O PSDB escolheu Doria como pré-candidato após derrotar o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Essa vitória gerou tensões com a ala do partido que apoiava a candidatura de Leite.

No final de março, João Doria chegou a ameaçar desistência de sua pré-candidatura, mas voltou atrás e se lançou no mesmo dia. Mas viram esse movimento como um contra-ataque aos apoiadores de Leite.

No dia 23 de maio, Doria retirou sua candidatura à Presidência e se distanciou da política. Na ocasião, disse que não deixaria o PSDB. “Eu não mudei de partido, não mudo de partido e não vou mudar de partido”.