Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O jogador brasileiro do Zorya, de Luhansk, Cristian Dal Bello, está vivenciando uma situação crítica tentando deixar a Ucrânia rumo à Polônia. Nesta segunda-feira (28), ele escreveu uma mensagem ao presidente Jair Bolsonaro depois de ter sido impedido de entrar na Polônia no sábado (26).

“E nós seu presidente? Estamos aqui 5 brasileiros com criança pequena, tentamos de todas as formas e ninguém nos ajuda a sair, o que você vai fazer conosco? Por que um grupo você ajudou e o resto? Não importa? Por que até agora ninguém do governo nos ajudou a sair? Qual a providência você vai tomar? Estamos morrendo de medo e queremos sair daqui. Só queremos ir para nosso país”, escreveu Cristian em resposta a Bolsonaro no Instagram.

Cristian afirmou ao UOL que vai fazer uma nova tentativa de deixar a Ucrânia nesta segunda, agora de trem. Ele é natural de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e está na Ucrânia há quatro meses.

[tdj-leia-tambem]

Entre a última sexta-feira (25) e sábado (26), o jogador deixou Zaporizhzhya, cidade a cerca de 670km da capital Kiev, em um trem de emergência e, por isso, ele só conseguiu sair com as roupas do corpo e documentos. De trem, ele chegou a Lviv no sábado junto com um grupo de brasileiros e depois eles caminharam cerca de 60 quilômetros até a fronteira. “Chegamos na Polônia, e a cena era terrível e não desejamos para ninguém. É uma situação muito, muito difícil. Os militares ameaçaram bater. Todo mundo com frio, fome. Uma cena terrível. Só vimos em filme até hoje”, contou Cristian.

Ele passou a última noite em um hotel na cidade de Lviv que foi providenciado com apoio da Embaixada brasileira. Mesmo assim, devido a todas as dificuldades dos últimos dias, o grupo fez críticas à falta de ajuda para sair da Ucrânia.