Cão e gato deitados juntos
Foto: Wirestock/Freepik

A Prefeitura de Jundiaí recebeu a partir de uma emenda parlamentar solicitada pelo Deputado Estadual Bruno Ganem, R$100 mil, destinado para castração de animais de estimação de famílias com baixa renda e de animais de rua da cidade. “Além disso, a verba poderá ser utilizada também para investimentos em micro-chipagem dos animais”, reforçou a assessoria do deputado.

De acordo com a emenda, o órgão responsável pelos agendamentos e campanha de castração será o Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA). As inscrições serão feitas pelo site da Prefeitura, na categoria Planejamento Urbano e Meio Ambiente, na aba de castração de animais.

[tdj-leia-tambem]

No entanto, vale ressaltar que o tempo de espera dependerá do número total de animais cadastrados na cidade, dos critérios epidemiológicos adotados pelo DEBEA e da oferta de vagas para cirurgia.

A castração é um dos principais fatores que diminuem o número de natalidade dos animais. Assim, consequentemente, reduzem os índices de abandono e maus-tratos. “No ano passado enviamos as emendas para algumas ONGs da região, que fizeram parcerias com clínicas particulares para as castrações. Desta vez a emenda está sendo destinada para ONGs e prefeituras , com um foco maior em reduzirmos o abandono”, destaca a assessoria de Ganem.