governador do rio de janeiro, wilson witzel, falando para jornalistas com microfones apontados em evento
Jundiaiense que governa o RJ, Witzel diz que segurança está no ‘mesmo patamar de Paris e Nova York’

O governador do Rio de Janeiro, o jundiaiense Wilson Witzel, disse que os índices de criminalidade no estado caíram e que hoje a cidade do Rio é tão segura quanto Paris, Nova York e Madri.

Segundo o governador, os índices apontam uma queda no número de mortes na capital. Witzel afirmou que atualmente o índice é de 16 mortes por 100 mil habitantes, mas esse número já chegou a 35. De acordo com o governador, o Rio é a segunda capital mais segura do Brasil.

“Se nós olharmos para o resto do mundo, nós estamos no mesmo patamar de Nova York, de Paris e de Madri”, afirmou o governador, sem especificar a que período essas taxas de homicídio se referem.

Ainda de acordo com Witzel, as áreas turísticas no Rio não sofrem tanto com a criminalidade.

“Nas áreas turísticas do estado não acontecem tiroteios, eles acontecem nas comunidades. Acontecem [nas áreas turísticas] furtos, não tiroteios. Tivemos dois turistas que sofreram violência nos últimos dez meses. O que estamos fazendo para estimular o turismo é mostrar que Pão de Açúcar, Corcovado, Petrópolis, estão protegidos, não fazem parte dessa realidade [de tiroteios]”, explicou Witzel.

[tdj-leia-tambem]

No entanto, de acordo com o levantamento do monitor da violência do G1, no ano passado o Estado do RJ registrou 28,76 mortes violentas para cada 100 mil habitantes.

Já a cidade de Nova York, segundo a polícia local, registrou no período 3,31 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Em Paris, a taxa é ainda menor, que ano passado registrou 1,4 homicídios por cada 100 mil habitantes.