Vereador Faouaz Taha em ação de conscientização sobre segurança digital com idosos
Foto: Divulgação

O vereador Faouaz Taha deu início a uma série de encontros com idosos em Jundiaí para tratar da segurança digital e perigos de golpes virtuais. A ação se fortalece com a recente sanção da lei municipal que alerta sobre os riscos das apostas on-line, popularmente conhecidas como bets.

Aprovada este ano pela Câmara Municipal e sancionada pelo Executivo, a nova legislação — de autoria conjunta de Faouaz e do vereador Paulo Sérgio Martins — tem como objetivo exigir que o Poder Público e a sociedade civil promovam campanhas educativas sobre os perigos do vício e do endividamento gerados por essas plataformas digitais, que atraem tanto jovens quanto idosos.

Encontro no CRAS Central marca o início das ações

O primeiro encontro da campanha aconteceu no CRAS Central, durante uma roda de conversa do grupo FormIDOSO, conduzido pelo psicólogo Valdemar Donizeti de Souza. O grupo atua desde setembro de 2023 e atende idosos cadastrados no Cadastro Único, no Programa Bolsa Família e no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente, cerca de 1.600 idosos estão cadastrados apenas na unidade central.

“Fiquei encantado com esse trabalho e propus ao Valdemar um primeiro diálogo para sentirmos dos próprios idosos, a opinião e relação com uso do celular, redes sociais e internet. Ele foi muito generoso e nos incluiu nesse bate-papo rico e necessário”, afirmou Faouaz.

Próximos passos: rodas de conversa e cartilha educativa

A iniciativa seguirá com uma programação de novas visitas, encontros e rodas de conversa com grupos de idosos, instituições e autoridades locais. A ideia é ampliar o debate e, futuramente, criar uma cartilha com informações práticas de prevenção digital. Assim, a ação pode distribuir a cartilha em equipamentos públicos e instituições parceiras.

“Nosso objetivo é levar esse assunto às pessoas. Continuaremos uma programação de visitas, rodas de conversas com mais idosos, grupos, instituições, autoridades. E assim, futuramente, elaborar uma cartilha de proteção e informações que possa ser distribuída e somar a esse alerta”, adiantou o vereador.

[tdj-leia-tambem]

Riscos no ambiente virtual aumentam entre idosos

Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), do Governo Federal, revelam que cerca de 320 idosos denunciaram violações patrimoniais em ambiente virtual no Brasil somente no ano passado. O crescimento desse tipo de crime acompanha a popularização de celulares e redes sociais entre os mais velhos — o que reforça a importância de ações educativas.

A nova lei e a campanha liderada por Faouaz buscam chamar atenção para o impacto das bets e do uso inseguro da internet, sobretudo em públicos mais vulneráveis.