
A recente desistência da vereadora Quézia de Lucca de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo provocou uma reorganização estratégica na região de Jundiaí rumo às eleições de 2026. Com isso, ganha força a possibilidade de o vice-prefeito de Várzea Paulista, João Paulo, formar uma dobrada com Luiz Fernando Machado, ex-prefeito de Jundiaí, pelo Partido Liberal (PL).
A saída de Quézia tende a reduzir a concorrência interna no PL e clarear o cenário político dentro da sigla na Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), fortalecendo nomes com trajetória consolidada.
Projeção regional de João Paulo e força eleitoral de Luiz Fernando
João Paulo ampliou sua visibilidade regional após compor a chapa vitoriosa do prefeito Professor Rodolfo Braga em 2024, que conquistou mais de 91% dos votos válidos em Várzea Paulista.
Já Luiz Fernando Machado, que governou Jundiaí por dois mandatos, mantém alto índice de recall e é considerado uma das principais lideranças políticas da região de Jundiaí.
Segundo Adilson Rosa, coordenador regional do PL, a análise interna considera a trajetória política de ambos.
“O João Paulo é o meu candidato a deputado estadual na região e vamos trabalhar para que ele e Luiz Fernando sejam a dobrada e, assim, tenhamos deputados novamente”, declarou.
Ele reforçou que a manifestação não representa uma posição oficial do partido, mas reconhece que o novo cenário aumenta as chances de consolidação da dobrada João Paulo e Luiz Fernando na RMJ.