Luiz Fernando Machado sorrindo, de barba e terno azul, com as mãos unidas, frente a bandeiras desfocadas, uma com estrelas brancas.
Foto: Arquivo pessoal

Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de São Paulo nomeou o ex-prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, como Secretário Executivo de Desestatização e Parcerias. O Prefeito Ricardo Nunes oficializou a decisão por meio de um decreto, consolidando a nova função do ex-gestor jundiaiense na administração da capital paulista.

A indicação de Luiz Fernando para o cargo faz parte de um acordo político do Partido Liberal (PL), para fortalecer a gestão de Ricardo Nunes. Luiz Fernando Machado comandou a Prefeitura de Jundiaí por oito anos, além de ter exercido mandatos como deputado estadual e vereador na cidade.

Secretaria de Desestatização e Parcerias

A Secretaria que Luiz Fernando assume é considerada uma das mais estratégicas dentro do Governo Nunes. João Doria criou a Secretaria de Desestatização e Parcerias durante sua gestão, mas nas mãos de Bruno Covas a pasta perdeu força e se tornou secretaria-executiva, abaixo da secretaria de Governo, como está ainda hoje.

A secretaria estabelece parcerias com a iniciativa privada para viabilizar projetos que tragam melhorias e desenvolvimento para a cidade. Essa abordagem busca otimizar a gestão pública por meio de concessões e privatizações, promovendo a modernização da infraestrutura e dos serviços urbanos.

Dentre as principais responsabilidades da Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias, destacam-se a coordenação de processos licitatórios, participação popular através de audiências e consultas públicas, fomento às parcerias público-privadas (PPPs) e monitoramento e avaliação de contratos.

[tdj-leia-tambem]