Lula confirma indicação de Cristiano Zanin ao STF
Connect with us

Política

Lula confirma indicação de Cristiano Zanin ao STF

“Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte”, declarou o Presidente Lula.

Published

on

Atualizado há

Cristiano Zanin
Agora, nome do advogado deverá passar por aprovação do Senado Federal. Zanin deve substituir Ricardo Lewandowski (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (1º), o Presidente Lula confirmou sua indicação do advogado Cristiano Zanin para a vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, o nome de Zanin precisará da aprovação do Senado Federal. Se aprovado, Zanin deve substituir Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

“Você já esperava que eu fosse indicar o Zanin, todo mundo esperava, não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas simplesmente porque o Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte”, declarou o Presidente, durante coletiva de imprensa.

“Eu conheço as qualidades como advogado, como chefe da família, e conheço a formação do Zanin”, continuou Lula. “Ele será um excepcional ministro da Suprema Corte se aprovado pelo Senado, e acredito que será. E acho que o Brasil vai se orgulhar de ter o Zanin como ministro da Suprema Corte”, completou.

Cristiano Zanin Martins (47), é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. O advogado é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Durante os processos da Operação Lava-Jato, foi advogado do presidente Lula. Sua atuação resultou na anulação das condenações de Lula pelo STF. 

E agora?

Para assumir o cargo, a indicação do Presidente precisa da aprovação da maioria absoluta do Senado Federal – ou seja, pelo menos 41 dos 81 senadores -, que pode barrar a nomeação. Mas, antes da votação no plenário, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado realiza uma sabatina com a pessoa escolhida. Nesta sabatina, determinam se a indicação é apta para ocupar o cargo no STF.

Dessa forma, tanto titulares da Comissão, como os outros senadores podem questionar o indicado sobre diversos assuntos em diferentes áreas, sem limitação temática, de assuntos políticos até questionamentos pessoais. Esse procedimento pode durar de 8 a 12 horas.

Política

Venezuela fica de fora do Brics após pressão do Brasil

Membros fecham lista de possíveis parceiros do bloco. Confira!

Published

on

Mauro Viera em cúpula dos Brics
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, o chanceler Mauro Vieira, participa da cúpula (Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil)

A Venezuela e a Nicarágua estão de fora da lista de possíveis países parceiros dos Brics, nesta terça-feira (22), e a decisão coincide com o desejo do Brasil. Segundo informações apuradas pela TV Globo e divulgadas pelo ‘G1’, o governo brasileiro fez pressão política para que os dois países não ingressassem na lista. Os Brics são um grupo de países…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli apresenta propostas em caminhada no bairro Medeiros

Published

on

Gustavo Martinelli em caminhada no bairro Medeiros

Na tarde desta terça-feira (22), Gustavo Martinelli, candidato a prefeito de Jundiaí, e seu vice, Ricardo Benassi, realizaram uma caminhada pelo bairro Medeiros, onde conversaram com moradores e apresentaram propostas voltadas ao desenvolvimento da região. Durante o encontro, a dupla destacou a importância de ouvir as demandas da população local e propôs soluções para alguns dos principais desafios enfrentados pelo…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleitores de Jundiaí só podem ser presos em flagrante

Medida tem como foco garantir o direito de voto e deve seguir até 29 de outubro, 48 horas após o encerramento da votação.

Published

on

Urna Eleição 2024 - que eleitores de Jundiaí irão votar
Eleitores de Jundiaí não poderão ser presos ou detidos a partir de hoje, 22 de outubro (Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE)

Faltando apenas cinco dias para o segundo turno das eleições municipais, os eleitores de Jundiaí não poderão ser presos ou detidos a partir de hoje (22). Apesar da lei em vigor, há exceções para os eleitores de Jundiaí, como: Flagrante: no momento em que comete um crime ou ser perseguido após a infração realizada, possuindo algo que comprove o delito;…

Continue Reading

Eleições 2024

Decisão judicial manda suspender programas de rádio de Gustavo Martinelli com acusações falsas

Além da suspensão das propagandas, as emissoras de rádio envolvidas também serão notificadas para cessarem a reprodução do conteúdo difamatório. Entenda.

Published

on

Gustavo Martinelli vice-prefeito de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

A Justiça Eleitoral de Jundiaí determinou a suspensão imediata das propagandas eleitorais de rádio mentirosas do candidato a prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli. A sentença, proferida no dia 21 de outubro de 2024, foi motivada pela utilização de inserções que continham acusações mentirosas contra José Antonio Parimoschi durante a propaganda eleitoral. Na decisão, Gustavo Martinelli foi acusado de tentar manipular…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli apresenta propostas para Vila Rio Branco

Published

on

Gustavo Martinelli sendo entrevistado em evento de campanha na Vila Rio Branco, cercado por apoiadores com bandeiras.
Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira, Gustavo Martinelli, candidato a prefeito de Jundiaí, esteve no bairro Vila Rio Branco para apresentar suas propostas, visando melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. Durante a visita, Martinelli destacou compromissos importantes com áreas essenciais, como saúde, segurança e inclusão social, reforçando seu foco nas demandas da comunidade local. Propostas de Gustavo Martinelli para…

Continue Reading
Advertisement