Lula decreta intervenção federal no Distrito Federal
Foto: Reprodução/CNN Brasil

Na tarde deste domingo (8), durante os ataques criminosos nos prédios dos Palácios em Brasília, o Presidente Lula (PT) decretou intervenção federal no Distrito Federal. O interventor, de acordo com a Constituição, ficará com Ricardo Garcia Cappelli, Secretário-Executivo.

Durante fala, Lula, que está em Araraquara para dar apoio à cidade, que sofreu com as chuvas nesta semana, disse que os golpistas que invadiram o Congresso Nacional são “vândalos, nazistas e fascistas”.

“Todas as pessoas que estão fazendo isso serão encontradas, e serão punidas”, disse o Presidente. Lula também reforçou que o governo procurará quem financiou esses atos de intervenção antidemocrática. “É preciso que essas pessoas sejam punidas de forma exemplar, pra que ninguém mais ouse usar a bandeira brasileira para fazer algo do tipo.”

O presidente ainda citou os policiais que estão no local flagrados de braços cruzados, sem impedir os ataques. De acordo com o Presidente, esses também deverão ser punidos e não fazer mais parte das corporações de segurança pública.

“Os policiais que ajudaram os terroristas hoje em Brasília não podem ficar impunes e não podem ficar na corporação, porque não são de confiança. Eles devem ser punidos”.

“Isso nunca tinha acontecido”, reforçou Lula. “Vamos tentar descobrir quem pagou isso, quem pagou os ônibus, quem pagou até churrasco. Nós não vamos admitir. Eu perdi a eleição em 89, eu perdi a eleição em 94 e eu perdi a eleição em 98 e em nenhum momento vocês viram qualquer militante do meu partido fazer qualquer objeção ao Presidente da República eleito”.

“Se houve omissão de alguém do meu governo, que facilitou isso, também vai pagar”.