O ex-presidente Lula Inácio da Silva, pré-candidato do PT à Presidência da República, disse nesta sexta-feira (1), que revogará todos os sigilos de 100 anos impostos pelo governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), adversário nas eleições deste ano

Lula prometeu a revogação para seu primeiro dia de governo caso vença as eleições. “Vai ter um revogaço no meu primeiro dia de governo, porque ele [Bolsonaro] pegou uma mania de toda besteira que faz colocar sigilo de 100 anos”, disse o petista, em entrevista à Rádio Metrópole FM, de Salvador (BA).

Se for eleito, Lula pode requisitar a revogação. Porém, a solicitação precisa passar pelo órgão colegiado interministerial que tem esse poder de decisão, a Comissão Mista de Reavaliação de Informações (CMRI).

O ex-presidente também salientou que, em seu governo, havia respeito à Lei de Acesso à Informação e que, segundo ele, “se a pessoa tivesse errada, ela pagava”.

“No meu governo tinha lei de acesso à informação, transparência. A controladoria (CGU) funcionava. Se tivesse denúncia a gente apurava e se a pessoa tivesse errada ela pagava”, afirmou.

Lula desembarca nesta tarde na capital baiana, onde passará o fim de semana para ter encontros políticos, bem como participar das comemorações do dia 2 de julho, quando os baianos homenageiam a Independência do Brasil de Portugal. 

[tdj-leia-tambem]