
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título de cidadão honorário de Paris, na segunda-feira (2), em Paris. A honraria foi entregue pela prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo.
O prêmio foi concedido pelo Conselho de Paris, órgão similar a Câmara de Vereadores. Ele recebeu o título devido ao “engajamento de Lula na redução das desigualdades sociais e econômicas do Brasil” e também por sua política “contra as discriminações raciais”, segundo comunicado oficial.
Durante discurso feito em português, o ex-presidente disse que o Brasil vive “um retrocesso de enfraquecimento do processo democrático, estimulado pela ganância de poucos e pelo desprezo em relação aos direitos do povo”.
O ex-presidente é o segundo brasileiro a receber o título, que destaca pessoas que defendem os direitos humanos. O primeiro foi o cacique Raoni Metuktire.
Entre os contemplados, estão Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, e o jornal satírico “Charlie Hebdo”, alvo de um ataque terrorista que deixou 11 mortos em 2015.
Com informações do portal de notícias ‘G1’.