
A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (2) pela Folha de S.Paulo, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente em todos os cenários de primeiro turno para as eleições presidenciais de 2026.
O levantamento também aponta que Lula começa a se descolar de seus principais adversários em simulações de segundo turno, superando Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre outros.
O instituto ouviu 2.004 eleitores com 16 anos ou mais em 130 cidades do país, nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Lula lidera com folga os cenários de 1º turno
Entre os sete cenários testados pelo Datafolha para o primeiro turno, Lula aparece sempre como o candidato mais votado, variando entre 38% e 40% das intenções de voto, mesmo quando confrontado com diferentes nomes da oposição e da direita bolsonarista.
No cenário mais tradicional, que inclui Jair Bolsonaro (PL), Lula tem 39% contra 33% do ex-presidente. Já em simulações com Michelle, Flávio e Eduardo Bolsonaro, o petista mantém vantagem significativa:
- Contra Michelle Bolsonaro: 39% x 24%
- Contra Flávio Bolsonaro: 40% x 18%
- Contra Eduardo Bolsonaro: 39% x 20%
Quando o confronto é com Tarcísio de Freitas, Lula mantém a dianteira com 38%, contra 21% do governador paulista. Ratinho Junior, Ronaldo Caiado e Romeu Zema aparecem com desempenhos mais modestos, variando entre 4% e 14%, a depender do cenário.
Disputa sem Lula: empates entre Alckmin, Haddad e Tarcísio
Em cenários sem a presença de Lula, o Datafolha apontou empates técnicos. Geraldo Alckmin (PSB) e Tarcísio registram 24% e 22%, respectivamente. Já Fernando Haddad (PT) e Tarcísio empatam com 23%.
Espontânea ainda mostra alta taxa de indecisos
Na pesquisa espontânea, em que os eleitores não recebem uma lista de nomes, Lula aparece com 22% das menções, seguido por Jair Bolsonaro com 17%. No entanto, 49% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar.
Rejeição: Lula e Bolsonaro lideram índices
O Datafolha também mediu a rejeição dos possíveis candidatos. Lula tem a maior taxa, com 47%, seguido por Jair Bolsonaro (44%). Michelle, Flávio e Eduardo Bolsonaro também figuram com rejeição elevada (36%, 36% e 38%, respectivamente). Tarcísio tem a menor rejeição entre os nomes testados: 17%.
Lula amplia vantagem no 2º turno
Em todos os cenários de segundo turno em que é testado, Lula vence seus adversários, embora em alguns casos a disputa seja apertada:
- Lula x Jair Bolsonaro: 47% x 43%
- Lula x Michelle Bolsonaro: 48% x 40%
- Lula x Tarcísio de Freitas: 45% x 41%
- Lula x Eduardo Bolsonaro: 49% x 37%
- Lula x Flávio Bolsonaro: 48% x 37%
- Lula x Romeu Zema: 46% x 36%
- Lula x Ronaldo Caiado: 47% x 35%
- Lula x Ratinho Junior: 45% x 40%
Alckmin e Haddad perdem para Tarcísio em simulações de 2º turno
Em um eventual segundo turno sem Lula, os dados mostram que Tarcísio venceria tanto Geraldo Alckmin quanto Fernando Haddad:
- Tarcísio x Alckmin: 40% x 38%
- Tarcísio x Haddad: 43% x 37%