
O presidente Lula lidera todos os cenários de primeiro e segundo turnos para a eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (21). O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, foi realizado entre os dias 13 e 17 de agosto e ouviu 12.150 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Lula à frente de Tarcísio e outros nomes
A pesquisa mostra que Lula ampliou sua vantagem sobre todos os adversários em um eventual segundo turno, incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com quem empatava tecnicamente em julho.
Entre os nomes testados estão também Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, Ratinho Júnior, Eduardo Leite, Romeu Zema, Eduardo Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e Ronaldo Caiado. Em todos os nove cenários de segundo turno, Lula aparece na liderança.
Resultados no 1º turno
A Quaest traçou cinco cenários distintos para o primeiro turno, todos com Lula na liderança:
- Cenário 1 – Com Bolsonaro: Lula 34%, Bolsonaro 28%, Ciro Gomes 8%.
- Cenário 2 – Com Michelle Bolsonaro: Lula 35%, Michelle 21%, Ciro Gomes 9%.
- Cenário 3 – Com Tarcísio: Lula 35%, Tarcísio 17%, Ciro Gomes 11%.
- Cenário 4 – Com Eduardo Bolsonaro: Lula 34%, Eduardo 15%, Ciro Gomes 10%.
- Cenário 5 – Com Flávio Bolsonaro: Lula 35%, Flávio 14%, Ciro Gomes 10%.
Cenários de 2º turno
Nos confrontos diretos, Lula supera todos os adversários, com as seguintes diferenças:
- Tarcísio: 8 pontos
- Ratinho Jr.: 10 pontos
- Bolsonaro: 12 pontos
- Michelle: 13 pontos
- Zema: 14 pontos
- Eduardo Bolsonaro: 15 pontos
- Eduardo Leite: 16 pontos
- Caiado: 16 pontos
- Flávio Bolsonaro: 16 pontos
Rejeição e percepção pública
A rejeição a Lula caiu de 57% em maio para 51% em agosto. Já a de Tarcísio subiu de 33% para 39%. Bolsonaro, com 57%, é hoje o nome mais rejeitado.
Sobre o medo da continuidade ou retorno de candidatos, 47% dos entrevistados dizem temer a volta de Bolsonaro, enquanto 39% têm medo de Lula continuar. O índice de medo de Bolsonaro entre os eleitores sem posição política saltou de 38% para 46%.
Lula deve se candidatar à reeleição?
A maioria dos entrevistados acredita que Lula não deveria se candidatar novamente: 58% são contra a reeleição do atual presidente. Apenas 39% apoiam uma nova candidatura.
Já sobre Bolsonaro, 65% acham que ele deveria abrir mão da disputa e apoiar outro nome. Entre os possíveis substitutos da direita, Tarcísio e Michelle Bolsonaro lideram, ambos com 14% e 16%, respectivamente.
Desempenho regional
Nos estados testados, Lula lidera em quase todos. Em São Paulo, onde Bolsonaro venceu em 2022, o cenário se inverteu, e Lula aparece à frente em um eventual segundo turno. No entanto, contra Tarcísio no mesmo estado, Lula está atrás: 35% a 52%.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		