Moraes ordena apreensão de passaporte, armas e objetos de Carla Zambelli
Connect with us

Política

Moraes ordena apreensão de passaporte, armas e objetos de Carla Zambelli

Nesta quarta, a Polícia Federal prendeu o hacker Walter Delgatti Neto, da ‘Vaza Jato’, e fez buscas e apreensões em endereços da deputada.

Published

on

Atualizado há

Carla Zambelli
A PF investiga a inserção de alvarás de soltura e mandados de prisão falsos no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (Foto: Câmara dos Deputados)

Nesta quarta-feira (2), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a apreensão do passaporte, armas e bens acima de R$ 10 mil cuja origem não seja comprovadamente legal da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

De acordo com apuração da TV Globo, o ministro assinou o despacho nesta terça-feira (1º). Nesta quarta, a Polícia Federal prendeu o hacker Walter Delgatti Neto, da “Vaza Jato”. Além disso, a PF realizou buscas e apreensões em endereços de Zambelli, como o gabinete parlamentar e o apartamento funcional.

Investigação

A operação desta quarta recebeu o nome de 3FA. De acordo com a PF, o nome faz referência à “autenticação de dois fatores (2FA)”. Esse é um método de segurança de gerenciamento de identidade e acesso que exige duas formas de identificação para acessar recursos e dados.

O nome se refere aos mandados falsos de prisão e soltura inseridos nos bancos de dados do Judiciário Federal após invasão dos sistemas, com o uso de credenciais falsas obtidas de forma ilícita.

Segundo as investigações, após invadirem o sistema, o grupo passou a ter acesso remoto aos bancos de dados. Esse acesso foi interrompido após a descoberta e medidas foram tomadas para evitar novas invasões.

Ainda de acordo com a PF, os fatos investigados “configuram, em tese, os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica”.

Quebras de sigilo e outras medidas

Na decisão em que autorizou a operação da Polícia Federal, Moraes também determinou as quebras dos sigilos bancários, no período de junho de 2022 a junho de 2023, de:

  • Carla Zambelli
  • Walter Delgatti Neto
  • Da empresa em nome do hacker, a Delgatti Desenvolvimento de Sistemas
  • Jean Hernani Guimarães Vilela, assessor da deputada na Câmara dos Deputados
  • Renan Cesar Silva Goulart, ex-assessor de Carla Zambelli
  • E Thiago Eliezer Martins Santos, hacker que também esteve envolvido na “Vaza Jato”

Entre outras medidas contra a deputada, Moraes determinou:

  • a apreensão de armas, munições, computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos
  • busca e apreensão em carros eventualmente encontrados nos endereços da deputada e nos armários de garagem

Defesa

Em nota, a defesa de Walter Delgatti Neto confirmou a prisão do hacker, disse que “não teve acesso à decisão” e que ele está detido na Polícia Federal em Araraquara (SP).

A defesa de Carla Zambelli divulgou nota em que confirma as buscas e nega irregularidades da deputada. “A deputada federal Carla Zambelli confirma a realização de mandados de busca e apreensão em seus endereços nesta quarta-feira. A medida foi recebida com surpresa, porque a Deputada peticionou, através de seu advogado constituído, o Dr. Daniel Bialski, colocando-se à disposição para prestar todas informações necessárias e em nenhum momento a parlamentar deixou de cooperar com as autoridades. Respeita-se a decisão judicial, contudo, refuta-se a suspeita que tenha participado de qualquer ato ilícito. Por fim, a Deputada Carla Zambelli aguardará, com tranquilidade, o desfecho das investigações e a demonstração de sua inocência.”

Política

STF tem maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

Ministro Dias Toffoli apresentou complemento de voto na retomada do julgamento pela Corte

Published

on

Homem acendendo um cigarro enrolado à mão com um isqueiro, relacionado à discussão sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Canva

Nesta terça-feira (25), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclareceu seu voto e reafirmou seu apoio à descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. Com este posicionamento, o STF formou maioria a favor da não criminalização da posse da droga para uso próprio no Brasil. Posição dos ministros sobre a descriminalização do porte de maconha Ainda…

Continue Reading

Política

STF retoma julgamento nesta quinta (20) sobre descriminalização do porte de drogas

Debate havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli

Published

on

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a se reunir na próxima quinta-feira (20) para dar prosseguimento ao julgamento que pode definir o futuro da descriminalização do porte de drogas no Brasil. A retomada do debate, que havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, representa um passo importante para a revisão da…

Continue Reading

Política

Lula diz que pode disputar a reeleição para evitar a volta de ‘negacionista’

Presidente destacou que há “muita gente boa” para se candidatar, e buscar a reeleição “não é a primeira hipótese”

Published

on

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em entrevista à Rádio CBN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (18) que pode tentar a reeleição nas eleições de 2026 "para evitar que trogloditas voltem a governar" o Brasil. Porém, Lula destacou que há "muita gente boa" para se candidatar, e buscar a reeleição "não é a primeira hipótese". Discurso sobre de Lula sobre…

Continue Reading

Eleições 2024

Zé Dirceu em Jundiaí participa do lançamento da pré-candidatura de Bocalon

Published

on

Zé Dirceu em Jundiaí rodeado de apoiadores no lançamento da pré-candidatura de Bocalon à prefeitura de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Um domingo agitado marcou o cenário político com a presença do ex-ministro José Dirceu em Jundiaí. O petista, recentemente livre da pena imposta pela operação Lava Jato, prestigiou o lançamento da pré-candidatura de Ricardo Bocalon (PSB) à prefeitura da cidade. O evento, realizado neste domingo, 16, reuniu centenas de pessoas que, em fila, aguardavam ansiosas a oportunidade de registrar uma…

Continue Reading

Política

Primeira-dama Janja critica projeto de lei que equipara aborto ao crime de homicídio

Ela classifica como “preocupante” o avanço do projeto e que ele “ataca a dignidade das mulheres e meninas”

Published

on

Primeira Dama Janja
Janja classificou a proposta como "preocupante". Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta (14), a primeira-dama Janja da Silva manifestou-se em suas redes sociais sobre o projeto de lei da Câmara dos Deputados que equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio. Janja classificou a proposta como "preocupante" e afirmou que ela "ataca a dignidade das mulheres e meninas". Avanço do projeto no Congresso A declaração…

Continue Reading