Rogério vereador

Fim do recesso

As sessões da Câmara Municipal de Jundiaí foram retomadas nesta terça (3), após o recesso parlamentar. Embora os vereadores não estivessem no plenário, discutindo pautas, a maioria fez questão de mostrar que estava na ativa. Para isso, eles acionaram a rede social com o intuito de deixar a população informada sobre o que estavam fazendo nesse período.

Areninha Esportiva

O vereador Roberto Conde (Republicanos) anunciou durante a sessão que Jundiaí vai receber recursos de emenda parlamentar para construção de uma “Areninha Esportiva”. De acordo com ele, uma solenidade na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), nesta tarde, confirmaria a conquista – obtida por meio do deputado Altair Moraes, do mesmo partido de Conde. O espaço de lazer, ainda conforme o vereador, terá quadra de futebol soçaite e pista de caminhada com iluminação.

Me processe!

Madson Henrique (PSC) fez duras críticas ao atendimento de pacientes na UPA Vetor Oeste que, segundo ele, precisa melhorar. O vereador alegou ter recebido ligações de moradores daquela região reclamando do médico plantonista. “As pessoas disseram que ele estava dormindo e atendeu mal os pacientes durante a madrugada. Se ele achar ruim, que me processe”, disse Madson.

Títulos com presença

O presidente da Câmara, Faouaz Taha (PSDB), anunciou que o evento de entrega dos títulos honoríficos deste ano voltará a ser feito de forma presencial. No ano passado, por conta da pandemia, não houve a tradicional solenidade no Teatro Polytheama. A cerimônia está marcada para o dia 11 de novembro, seguindo as regras sanitárias e a capacidade do teatro.

Títulos com presença 2

Entre os títulos honoríficos que serão entregues está a homenagem da vereadora Quézia de Lucca (PL) ao gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa, que é o presidente do Diretório Municipal do PL. Ele receberá o Diploma do Mérito Administrativo.

Vice assume

Rogério Ricardo da Silva (DEM) pediu alteração do Regimento Interno da Câmara Municipal para que o vice-presidente assuma no caso de qualquer impedimento do presidente em exercício. De acordo com o parlamentar, a iniciativa surgiu após a morte recente do responsável pelo Legislativo de Itupeva, Edicarlos Candiani Luna (PSD), por complicações da Covid19.

Vice assume 2

“Lá o vice assumiu e aqui, consultando nosso regimento, teríamos de realizar uma nova eleição. Não faz sentido se temos o vice-presidente, o primeiro e o segundo secretários da Mesa Diretora. Não sei qual era o interesse do passado e nem vem ao caso, mas temos de mudar isso”, destacou Rogério. A ideia recebeu elogios dos demais e até algumas brincadeiras em relação à possível substituição dos presidentes. O projeto de resolução foi aprovado por 17 votos. Antonio Carlos Albino (PL), atual vice-presidente, não participou da votação.

Liga de Futebol

Dika Xique-Xique (PL) parabenizou o novo presidente da Liga Jundiaiense de Futebol, Joaci Ferreira da Silva, que foi empossado no cargo nesse final de semana. A solenidade foi realizada no estádio Dr. Jayme Cintra, casa do Paulista Futebol Clube. “Desejar um bom trabalho ao Joaci e todos os integrantes da nova diretoria da Liga”, destacou o vereador.

Na bronca

Paulo Sérgio Martins criticou um diretor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos que não atende as demandas solicitadas por moradores e sequer dá retorno aos parlamentares. “O problema não é ele, que é um ‘braço curto’. O problema é quem o mantém na unidade… o padrinho dele deve abrir o olho, porque desse jeito não dá”, esbravejou o delegado.

[tdj-leia-tambem]

Na bronca 2

A fala incitou outros parlamentares a também demonstrar descontentamento. “Não sei por que está nesta pasta. Ele não atende ninguém, não resolve os problemas da população e quando dá retorno é um grosso”, completou Rogério Ricardo da Silva. “Liguei por duas vezes para esse rapaz e não atendeu. Tive de recorrer a outras pessoas para resolver demandas. Não somos nós quem estamos pedindo, é o povo”, ressaltou Madson Henrique (PSC).

Projetos

Foram aprovados dois projetos de lei na sessão desta terça (3). O primeiro deles é de autoria do vereador José Antônio Kachan Filho (DEM), que criou a campanha de combate à pobreza menstrual. A iniciativa, que deve acontecer no município sempre na última semana de maio, tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre a situação de mulheres que não têm acesso às condições mínimas de saneamento e nem aos protetores menstruais.

Projetos 2

O outro projeto é de Daniel Lemos (DEM), que alterou uma lei de 2013 para garantir aos idosos e mulheres que o embarque e desembarque dos ônibus do transporte coletivo possam ser feitos fora dos pontos de parada, no período noturno. A lei já permite que isso seja solicitado por pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência visual.