
Luto
A Câmara Municipal de Jundiaí também prestou homenagem ao falecimento do vereador Edicarlos Candiani Luna, presidente do Legislativo de Itupeva. “Lamentamos essa perda, foi lutador e batalhador até o final mas perdeu a vida para essa doença”, lembrou o presidente da Câmara, Faouaz Taha (PSDB).
Luto 2
Rogério Ricardo da Silva (DEM), que é amigo pessoal de Edicarlos, lembrou que ele sempre estava à disposição e preocupado com as questões de Itupeva. Recentemente, Edicarlos esteve em Jundiaí a convite de Rogério para conhecer o sistema eletrônico de votação da Câmara e implantá-lo na cidade vizinha.
Luto 3
Edicarlos Vieira (PP) comentou que houve confusão de algumas pessoas em relação ao falecimento do vereador itupevense. “Ele tem o mesmo nome que o meu, houve confusão e até recebi mensagens no período em que estava internado. O sentimento é de muita tristeza por saber que se tivéssemos mais vacinas, menos mortes teriam ocorrido no Brasil”.
No escuro
O vereador Márcio Pentecostes de Souza, o Márcio Cabeleireiro (PP), cobrou a CPFL (Companhia Piratininga de Força e Luz) pela demora no atendimento dos consumidores quando há quedas de energia. Ele mesmo disse ter aguardado por 24 horas para o restabelecimento da energia, recentemente. “A minha casa e a dos vizinhos ficou sem luz. E aconteceu outra vez, agora, mas eles foram mais rápidos: demoraram só 12 horas”, ironizou.
Bomba
O presidente Faouaz Taha (PSDB) teve aprovado o projeto que prevê acrescentar na advertência sobre o uso de esteróides anabolizantes a informação de exigência da receita médica para venda deste tipo de produto. A orientação deve estar afixada em locais privados de prática esportiva e no comércio de produtos correlatos.
Castração química
Madson tem se destacado no Legislativo, também, em defesa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na discussão do projeto que trata de prioridade para casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Jundiaí, ele aproveitou para citar Bolsonaro. “O presidente tem uma lei que prevê a castração química dos estupradores. Fica a reflexão sobre este tema que, particularmente, eu concordo”.
Castração química 2
Na verdade, o projeto apresentado por Bolsonaro quando era deputado federal foi arquivado pela Mesa Diretora do Congresso. O tema, no entanto, foi retomado por Eduardo Bolsonaro, filho do presidente. A iniciativa dele prevê agora a castração química voluntária dos condenados por estupro como condição para concessão de progressão de pena.
[tdj-leia-tambem]
Corrupção
O vereador Antonio Carlos Albino (PL) não escondeu a bronca na votação de uma moção sua, quando alguns vereadores deixaram o plenário. “Agradecer aos colegas que permaneceram aqui para votar uma moção que trata do combate à corrupção. Teve gente que saiu da sala, não sei por qual motivo, e não votou”.
Corrupção 2
A cutucada de Albino gerou revolta. “Estava discutindo um projeto, a gente não se esconde de votação, não!”, disse Márcio Cabeleireiro. “Peço respeito, estávamos discutindo outro assunto. Se o vereador tem alguma questão relacionada ao nosso mandato, que trate conosco. Sempre atuei contra a corrupção e a minha história tem de ser respeitada!”, completou Edicarlos Vieira (PP).
Corrupção 3
Kachan Junior (DEM) também explicou por que saiu do plenário. “Estava dando uma entrevista para falar sobre meu projeto e isso está no regimento interno. Precisa ter cuidado com o que fala, pois parece que saímos para não votar. Cuidado com o que se fala”.
Tico
O superintendente da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social) José Galvão Braga Campos, o Tico, esteve na Câmara Municipal, durante a sessão. Ex-vereador e presidente do diretório do DEM em Jundiaí, ele foi homenageado pelo vereador do partido, José Antônio Kachan Junior, pelo presidente da Câmara, Faouaz Taha (PSDB), e por Val Freitas (PSC), que atuou com Tico em legislaturas passadas.
Nova audiência
Nesta quinta (10), às 9h, a Câmara Municipal recebe mais uma audiência pública sobre o novo Código de Obras e Edificações do município. A audiência não terá presença de público e poderá ser acompanhada pela TV Câmara Jundiaí (12.2 UHF e 4 NET) e pela Internet (YouTube e Facebook). As pessoas podem fazer perguntas no campo de comentários das transmissões online.