Rogai Por Nós

Copa América

O vereador Paulo Sérgio Martins (PSDB) pediu urgência na sessão desta terça (1º) para aprovação de uma moção de repúdio pela realização da Copa América de Futebol no Brasil. O anúncio da competição no país foi feito ontem (31) e causou polêmica, principalmente por conta da pandemia e da possibilidade de uma terceira onda da Covid19.

Copa América 2

O vereador Rogério Ricardo da Silva (DEM) não gostou da atitude. “Sou contra a urgência, porque ele (Paulo Sérgio) sempre fala que é contra urgências. Todo mundo aqui é baba ovo, mesmo!”, bradou Rogério Ricardo da Silva (DEM), após a moção ser colocada em votação. “Não sou contra a moção, sou contra a urgência. Muitos, aqui, falam as coisas e não honram”.

Copa América 3

O delegado justificou o pedido feito às pressas. “Pedi a urgência porque hoje (1º) será dada a canetada final, então tem de ser já. É a nossa palavra para mostrar que somos contra esse absurdo!”, disse Paulo Sérgio. “Chamar a atenção para o Brasil numa época em que o presidente da República chama a atenção pelo lado negativo”.

Copa América 4

Paulo Sérgio já esteve envolvido em polêmicas relacionadas à discussão e votação de projetos no Legislativo, motivo pelo qual uma reunião teve de ser feita entre os parlamentares para “alinhar os trabalhos”. Faouaz Taha lembrou também que essa reunião “tratou de preferência, não das urgências”. Depois de uma hora de debate, a moção foi aprovada em votação apertada: nove votos contra oito.

Bolsonaro

Os vereadores voltaram a discutir questões relacionadas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao ex-presidente Lula (PT) e manifestações das forças de esquerda e direita na política nacional. Alguns vereadores ficaram na bronca porque o assunto nacional não pode sobrepujar as discussões locais, mas também houve parlamentares em defesa do debate ampliado porque são ações que interferem na vida de todos os brasileiros.

Rogai por nós

A Câmara aprovou uma moção de repúdio ao filme ‘Rogai por Nós’, criado pela Sony Pictures e que retrata a Virgem Maria e mistura milagres relacionados à santa com ações sobrenaturais. Cópias da moção, segundo os vereadores, seriam enviadas às maiores empresas cinematográficas do Brasil.

Rogai por nós 2

“Manifestamos nosso repúdio ao filme, totalmente distorcido e que coloca Nossa Senhora numa situação polêmica, principalmente para nós, católicos. Inadmissível brincar com a fé e fiquei muito triste quando vi, por isso fizemos a moção”, comentou Adilson Roberto Pereira Junior, o Juninho (PP), um dos idealizadores da iniciativa.

Rogai por nós 3

“Um ataque aos católicos, o filme mostra a imagem da santa como um demônio. Não podemos aceitar tamanha ofensa, com ela e com qualquer outro símbolo da fé e das demais religiões”, completou Márcio Pentecostes de Souza, o Márcio Cabeleireiro (PP), outro incentivador da moção. Madson Henrique (PSC) lembrou que a intolerância religiosa é crime e citou a Constituição Federal.

Rogai por nós 4

Douglas Medeiros (PSDB) também defendeu a iniciativa. “Agradecer a todos os vereadores que assinaram esta moção, pois devemos votar naquilo que nós acreditamos, na nossa fé. Há uma situação de intolerância e perseguição aos cristãos no mundo todo, no Brasil particularmente aos católicos e à mãe de Jesus”. A moção foi aprovada por 12 votos.

Utilidade pública

O vereador Rogério apresentou e garantiu a aprovação do projeto que declara de utilidade pública o Instituto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (IIDETEC). “É um trabalho voluntário de profissionais altamente capacitados, que oferece serviços gratuitos nas áreas de saúde e jurídica, além da elaboração de projetos especiais voltados às famílias mais necessitadas de Jundiaí”.

Vereador Rogério criou projeto que declara IIDETEC de utilidade pública (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Código de Obras

No próximo dia 10 (quinta), às 9h, a Câmara Municipal realiza a segunda audiência pública para tratar do novo Código de Obras e Edificações, fruto do Projeto de Lei Complementar 1.071. Será a terceira discussão em relação ao tema – a última aconteceu dia 22 de abril, com foco inclusive na situação das calçadas do município. Devido à pandemia, não haverá presença de público – a audiência será transmitida pela internet.

Caiu

Um pouco antes do início da sessão desta terça (1), a internet da Câmara Municipal caiu e foi necessário reiniciar todo o sistema para que os trabalhos pudessem ser iniciados. O esclarecimento foi feito pelo presidente Faouaz Taha (PSDB) para quem estava acompanhando pelas mídias sociais e para os cidadãos que participaram da Tribuna Livre.

UPA Vila Progresso

O morador Valdir Ferreira da Silva cobrou, na Tribuna Livre, a retomada das obras da UPA Vila Progresso. A iniciativa teve motivação por conta da vistoria feita ontem (31), nas obras da Clínica da Família e da UPA da Ponte São João – a construção estava paralisada desde 2016, a exemplo da UPA da Vila Progresso.

Calçadas

A moradora Adriana de Oliveira falou sobre as más condições das calçadas na cidade, também na Tribuna Livre. “Sofri uma queda na Humberto Cereser e tem muitas que estão precárias, inclusive em frente ao Hospital São Vicente. Caí numa dessas calçadas e só Deus sabe quando vou poder voltar a trabalhar. E se fosse um idoso?”