
É falso o post, que circula nas redes sociais desde o começo da semana passada, em que o ex-governador paulista, Geraldo Alckmin, tenha sido atingido por ovos recentemente em Jundiaí. A foto é de 2012, e tirada em um café, na cidade de Campinas.
A foto havia sido publicada pelo G1 em 14 de outubro de 2012, registrada pelo fotógrafo João Paulo Teixeira, da agência FotoArena. No texto, é explicado que uma mulher jogou café em Alckmin durante uma caminhada de campanha de Jonas Donizette, então candidato a prefeito de Campinas. Em 2016, manifestantes atiraram ovos na direção de Alckmin durante um evento em Jundiaí, mas o então governador não foi atingido, noticiou a Folha na época.
A imagem com a informação falsa sobre o ataque a Alckmin passou a circular em perfis de apoio ao presidente Jair Bolsonaro em paralelo às notícias da aproximação do ex-governador com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vem liderando as pesquisas de intenção de voto para presidente em 2022, e há conversas para que Alckmin seja o vice em sua chapa por um partido ainda a definir.
[tdj-leia-tambem]
No Instagram e no Facebook, o deputado estadual capixaba Capitão Assumção (Patriota) publicou a foto hoje (21) associando Alckmin a Lula e tratando o caso de hostilidade ao ex-tucano como se fosse recente. O parlamentar usou a legenda “Recepção calorosa”, e um texto adicionado à imagem diz: “Futuro vice de Lula é recebido com uma chuva de ovos em Jundiaí”.
Este conteúdo foi checado pelo AFP Checamos, e já havia sido usado em outras peças de desinformação nas eleições de 2018, quando Alckmin foi candidato a presidente pelo PSDB, como mostrou na época o site E-Farsas.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		