Um local foi apontado como apto para a pesca esportiva, caso a proposta do vereador Cristiano Lopes, seja aprovada e sancionada: o Parque Espelho D'Água
Foto: Câmara Municipal

O projeto de lei que visa criar o Programa de Incentivo à Pesca Esportiva em Jundiaí foi amplamente discutido e aprovado por especialistas, empresários e praticantes durante uma audiência pública realizada na Câmara Municipal na noite de terça-feira (20). Durante o debate, um local específico foi apontado como apto para receber pescadores, caso a proposta, elaborada pelo vereador Cristiano Lopes, seja aprovada e sancionada: o Parque Espelho D’Água, localizado no bairro Mato Dentro.

Inaugurado no final de 2020, o Parque Espelho D’Água oferece uma área de 23 mil m² que inclui lagoas, pista de caminhada, ciclofaixa, quiosque, mesas e bancos de concreto, brinquedos para crianças e uma academia ao ar livre.

Wagner de Paiva, diretor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura, destacou a adequação do espaço. “Como áreas de fomento na cidade para a prática da pesca esportiva, eu acho o parque no Mato Dentro um local fantástico. É um lugar muito bonito e tem lagoas lá aptas”.

Fernando Kubitza, engenheiro agrônomo jundiaiense com Pós-Doutorado em Aquicultura e Ciências Aquáticas pela Universidade do Alabama (EUA), é um dos maiores especialistas do Brasil e esteve presente na audiência. Ele expressou seu apoio ao projeto. “Fiquei bastante feliz por ter sido convidado para essa audiência. O elaborador do projeto teve o cuidado de chamar pessoas técnicas para dar opiniões. Interessante também foi ver o depoimento das pessoas de que há um desejo de desfrutar dessa atividade, desse lazer dentro do município. E isso reflete no meio ambiente, também, porque o pescador será um fiscalizador daquele local”.

Audiência pública da pesca esportiva define lugar em Jundiaí
Audiência pública reuniu especialistas, pescadores e empresários do setor. Rafael Insinia foi um dos que manifestou interesse em pescar no município – Foto: Câmara Municipal

Pesca Esportiva é exemplo de sustentabilidade e lazer

A pesca esportiva, considerada uma evolução ecologicamente correta da pesca amadora, vem ganhando popularidade. Entre os diversos locais de prática, o “pesque-pague” se destaca como uma opção acessível e difundida, especialmente nas proximidades de grandes cidades. Durante a audiência, foi ressaltada a importância da educação ambiental, especialmente para as crianças, no desenvolvimento da prática sustentável.

O artista plástico e ilustrador Rafael Insinia, morador do Eloy Chaves, compareceu à audiência junto com seu pai, Ilson. Ele destacou o desejo de poder praticar a pesca dentro do município. “Aprendi a pescar com meu pai, que aprendeu com o pai dele. As gerações se unem e passam os melhores momentos. Não tinha visto até então nenhuma iniciativa parecida e achei muito legal. Temos a dificuldade de ter de pescar longe e acabamos pescando menos por conta disso. A vontade é de poder fazer isso na nossa cidade”.

Próximos passos para a implementação do projeto

Com o fim da audiência pública, o projeto de lei está apto para ser incluído na ordem do dia para votação em plenário. Se aprovado, aguardará a sanção ou veto do prefeito para entrar em vigor.

Confira a 25ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DA 18ª LEGISLATURA – PL Nº 14.289/2024 – 20.08.2024.

[tdj-leia-tambem]