
O Instituto de Pesquisa Real Time Big Data divulgou nesta terça-feira (2) um levantamento que aponta empate técnico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O estudo testou sete cenários diferentes para a corrida presidencial de 2026, incluindo nomes como Michele Bolsonaro, Michel Temer e governadores de estados estratégicos.
O Instituto realizou a pesquisa entre os dias 28 e 30 de agosto, ouvindo 2,5 mil pessoas em todas as regiões do Brasil. O índice de confiança é de 95%, com margem de erro de três pontos percentuais. Acesse o levantamento completo neste link.
Na sondagem espontânea, quando não são apresentados nomes de candidatos, Lula aparece com 29% das intenções de voto. Bolsonaro surge em segundo, com 21%, seguido por Tarcísio de Freitas, citado por 3% dos entrevistados.
Cenários estimulados
Lula x Tarcísio
No confronto direto, Lula tem 42% e Tarcísio 40%, configurando empate técnico. Romeu Zema aparece com 4% e Renan Santos com 2%. Entre as mulheres, Lula lidera com 48%, enquanto Tarcísio tem apoio de 48% dos homens.
Lula x Michele Bolsonaro
Em um eventual duelo com Michele Bolsonaro, Lula alcança 43% das intenções, contra 37% da ex-primeira-dama. Romeu Zema soma 5% e Renan Santos 2%. Lula mantém vantagem entre as eleitoras (49%), enquanto Michele concentra apoio de 41% dos homens.
Lula x Jair Bolsonaro
Quando a disputa é entre Lula e Bolsonaro, ambos aparecem empatados com 43%. Zema registra 4% e Renan Santos 1%.
Lula x Bolsonaro x Michel Temer
O cenário triplo mostra Lula com 42%, Bolsonaro com 39% e o ex-presidente Michel Temer com 11%.
[tdj-leia-tambem]
Lula x governadores
No quinto cenário, Lula chega a 45% contra 21% de Ratinho Jr., 10% de Romeu Zema, 4% de Ronaldo Caiado e 2% de Renan Santos. Já no sexto, o petista soma 45%, Eduardo Leite aparece com 17%, Zema com 11% e Caiado com 5%.
Sem Lula, Bolsonaro ou Tarcísio
No sétimo cenário, sem os principais nomes, Fernando Haddad e Michele Bolsonaro empatam com 22%. Romeu Zema alcança 14%, Ronaldo Caiado 7% e Renan Santos 3%.
O levantamento do Real Time Big Data mostra que, apesar da polarização entre Lula e Bolsonaro, o governador Tarcísio de Freitas surge como nome competitivo. Michele Bolsonaro também desponta com desempenho expressivo, especialmente em cenários sem Lula.