Lula em discurso de lançamento para sua chapa nas eleições de 2022
Foto: Reprodução Live Facebook/Lula

Com muitas bandeiras, filas enormes e gritos de apoio. Dessa forma foi o evento de lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto. Entre diversos militantes e deputados, o tom era de confiança na disputa pela Presidência da República.

Na ocasião, foi lançada a chapa com o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB), pré-candidato a vice-presidente. Lula está aparecendo na liderança das pesquisas de intenção de voto. “Até dia 2 de outubro, se Deus quiser”, disse Lula em seu pronunciamento, mosntrando que irá “percorrer o país”.

No seu discurso (leia na íntegra), o ex-presidente teve um tom moderado, falando que o país precisa de calma. “Nós vamos vencer essa disputa pela democracia distribuindo sorriso, caminho, amor, paz e criando harmonia”.

O ex-presidente fez diversos elogios a Alckmin, falando que o prato lula com chuchu será o “da moda”. Chuchu é um apelido dado ao ex-governador, antigo adversário de Lula. “Somos de partidos diferentes, fomos adversários. Estou feliz por tê-lo na condição de aliado”, disse.

[tdj-leia-tambem]

O presidente disse ainda que, “o grave momento que o país atravessa, um dos mais graves da nossa história, nos obriga a superar eventuais divergências para construirmos juntos uma via alternativa à incompetência e ao autoritarismo que nos governam”. “É preciso unir os divergentes para poder enfrentar os antagônicos.”

Defesa da chapa

Com covid19, Alckmin não pode estar presente ao evento, mas participou por meio de vídeo. Em seu discurso, ele defendeu a parceria com Lula, citando que o governo atual, de Jair Bolsonaro (PL), é o mais “desastroso e cruel” da história do Brasil. Alckmin disse que será um “parceiro leal” de Lula.

“Sem Lula, não haverá alternância de poder. E sem alternância, não haverá garantias para a nossa democracia. Lula é a única via da esperança para o Brasil. O futuro do Brasil também está em jogo”, disse o ex-governador.