
Uma nova pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira (16), revela que 56% dos brasileiros avaliam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece permanecer no cargo por mais quatro anos. O levantamento aponta, no entanto, um leve recuo nesse índice em comparação à rodada anterior.
Ao mesmo tempo, 41% dos entrevistados acreditam que Lula merece um novo mandato à frente da Presidência da República, enquanto 3% não souberam ou preferiram não responder.
Rejeição a novo mandato recua em relação a novembro
Na comparação com a pesquisa divulgada em novembro, os dados indicam uma mudança no cenário. O percentual dos que consideram que Lula não merece continuar no comando do Executivo caiu quatro pontos percentuais. Em sentido oposto, o índice dos que defendem a permanência do petista no cargo cresceu quatro pontos percentuais.
O movimento sugere uma oscilação na percepção do eleitorado sobre a condução do governo federal, em um contexto de avaliações ainda bastante divididas.
Metodologia da pesquisa Quaest
O levantamento foi realizado com 2.004 entrevistados, ouvidos entre os dias 11 e 14 de dezembro. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
Os dados fazem parte de uma série de pesquisas que acompanham a avaliação do governo Lula e o cenário político nacional.