Reforma é aprovada com aliança improvável Tarcísio-PT
Connect with us

Política

Reforma é aprovada com aliança improvável Tarcísio-PT

Em grupo de WhatsApp, o Governador de São Paulo pediu ‘sim’ para a reforma tributária.

Published

on

Atualizado há

Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad
Na reta final, a aprovação da reforma foi turbinada com a adesão ao texto de Tarcísio de Freitas, em articulação com o ministro Fernando Haddad (Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda)

Durante a madrugada desta sexta-feira (7), 53 de 70 deputados aprovaram a reforma tributária. A decisão contou com o presidente da Câmara, Arthur Lira, bancando o projeto até o Plenário, apesar do interesse de urgência do governo na aprovação dos projetos do Carf e da nova regra fiscal.

Nesta reta final, a aprovação da reforma ainda avançou com a adesão ao texto do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em articulação com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Da bancada de 70 deputados, 53 foram favoráveis, com votos em peso do PT e do Republicanos, partido de Tarcísio.

O estado de São Paulo tinha medo de perder a autonomia nas discussões sobre a arrecadação do IBS – imposto que surge com a união do ICMS e do ISS – no conselho federativo. Tradicionalmente, o estado de São Paulo sempre se posicionou contra as reformas, temendo perda de arrecadação.

Na quarta-feira (5), Tarcísio levou a questão para Haddad, que atuou na direção de que fosse, de alguma maneira, levado em consideração o tamanho do estado, em termos de população, nas decisões do conselho.

O relatório de Agnaldo Ribeiro não esclareceu o que Tarcísio queria. Mas, de acordo com informações do g1, um integrante do governo de SP disse que ficou “razoável”. Assim, qualquer decisão tomada no conselho precisa da anuência dos estados que representam pelo menos 60% da população.

Às 19h58 de quinta-feira (6), o grupo de WhatsApp da bancada paulista recebeu uma mensagem, em nome do governador, pedindo o apoio a reforma aos 70 parlamentares. “Senhores deputados e deputadas! Nosso governador Tarcísio acaba de informar à coordenação da bancada paulista que ele foi atendido com as alterações e pede SIM para a reforma tributária.”

Sem apoio dos bolsonaristas

Bolsonaristas não viram com bons olhos o apoio de Tarcísio à reforma. Ainda na manhã de quinta-feira, deputados do PL hostilizaram o governador e o ex-presidente Jair Bolsonaro o disse que seria melhor votar contra a reforma.

Com informações de Julia Duailibi, para o g1.

Eleições 2024

Gustavo Martinelli apresenta propostas para a causa animal em Jundiaí

Uma das principais ações é a criação da Patrulha de Bem-Estar Animal da Guarda Municipal. Saiba mais.

Published

on

Gustavo Martinelli se reúne com ativistas e apoiadores da causa animal em Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi apresentaram propostas para a causa animal em Jundiaí. Uma das principais ações é a criação da Patrulha de Bem-Estar Animal da Guarda Municipal, focada no combate aos maus-tratos e no atendimento de ocorrências. Também fazem parte do plano a formação de parcerias com ONGs e protetores independentes para a promoção de feiras de adoção e…

Continue Reading

Eleições 2024

Campanha eleitoral do 2º turno se encerra nesta sexta (25); saiba o que ainda é permitido

Confira abaixo os detalhes sobre o que é permitido e o que é proibido durante o período de votações para o 2º turno.

Published

on

urna 2º turno
Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

A campanha eleitoral do 2º turno para as eleições de 2024 em rádio e televisão se encerra nesta sexta-feira (25). Além disso, há várias regras e restrições que entram em vigor nesta semana, tanto para a propaganda eleitoral quanto para as ações no dia da votação. Restrição de comícios e som a partir de quinta-feira (24) De acordo com a…

Continue Reading

Eleições 2024

Governador Tarcísio de Freitas visita Jundiaí em apoio a Parimoschi

“A presença do governador Tarcísio de Freitas, em Jundiaí, é um sinal claro do compromisso do estado com a cidade”, diz Parimoschi.

Published

on

Governador Tarcísio de Freitas visita Jundiaí em apoio a Parimoschi
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Na manhã desta quarta-feira (23), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve em Jundiaí, na Vila Hortolândia, para manifestar mais uma vez seu apoio ao candidato a prefeito José Antonio Parimoschi. O governador foi recebido pelo candidato a prefeito e seu vice, Antonio Carlos Albino, além do prefeito Luiz Fernando Machado e dos ex-prefeitos da cidade, Miguel Haddad…

Continue Reading

Eleições 2024

Jundiaí terá 93 locais de votação e 965 seções eleitorais no segundo turno

Mais de 336 mil eleitores estão registrados para participar da votação do segundo turno para prefeito em Jundiaí.

Published

on

Urna Eleição 2024 para votação
Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE)

Os eleitores de Jundiaí retornarão às urnas no próximo domingo (27), para o segundo turno das eleições para prefeito da cidade. Mais de 336 mil eleitores estão registrados para votar em Jundiaí. Destes, 53% são mulheres e 47% são homens. Para facilitar o processo eleitoral, a cidade contará com 93 locais de votação e um total de 965 seções eleitorais.…

Continue Reading

Política

Venezuela fica de fora do Brics após pressão do Brasil

Membros fecham lista de possíveis parceiros do bloco. Confira!

Published

on

Mauro Viera em cúpula dos Brics
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, o chanceler Mauro Vieira, participa da cúpula (Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil)

A Venezuela e a Nicarágua estão de fora da lista de possíveis países parceiros dos Brics, nesta terça-feira (22), e a decisão coincide com o desejo do Brasil. Segundo informações apuradas pela TV Globo e divulgadas pelo ‘G1’, o governo brasileiro fez pressão política para que os dois países não ingressassem na lista. Os Brics são um grupo de países…

Continue Reading
Advertisement