Reforma é aprovada com aliança improvável Tarcísio-PT
Connect with us

Política

Reforma é aprovada com aliança improvável Tarcísio-PT

Em grupo de WhatsApp, o Governador de São Paulo pediu ‘sim’ para a reforma tributária.

Published

on

Atualizado há

Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad
Na reta final, a aprovação da reforma foi turbinada com a adesão ao texto de Tarcísio de Freitas, em articulação com o ministro Fernando Haddad (Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda)

Durante a madrugada desta sexta-feira (7), 53 de 70 deputados aprovaram a reforma tributária. A decisão contou com o presidente da Câmara, Arthur Lira, bancando o projeto até o Plenário, apesar do interesse de urgência do governo na aprovação dos projetos do Carf e da nova regra fiscal.

Nesta reta final, a aprovação da reforma ainda avançou com a adesão ao texto do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em articulação com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Da bancada de 70 deputados, 53 foram favoráveis, com votos em peso do PT e do Republicanos, partido de Tarcísio.

O estado de São Paulo tinha medo de perder a autonomia nas discussões sobre a arrecadação do IBS – imposto que surge com a união do ICMS e do ISS – no conselho federativo. Tradicionalmente, o estado de São Paulo sempre se posicionou contra as reformas, temendo perda de arrecadação.

Na quarta-feira (5), Tarcísio levou a questão para Haddad, que atuou na direção de que fosse, de alguma maneira, levado em consideração o tamanho do estado, em termos de população, nas decisões do conselho.

O relatório de Agnaldo Ribeiro não esclareceu o que Tarcísio queria. Mas, de acordo com informações do g1, um integrante do governo de SP disse que ficou “razoável”. Assim, qualquer decisão tomada no conselho precisa da anuência dos estados que representam pelo menos 60% da população.

Às 19h58 de quinta-feira (6), o grupo de WhatsApp da bancada paulista recebeu uma mensagem, em nome do governador, pedindo o apoio a reforma aos 70 parlamentares. “Senhores deputados e deputadas! Nosso governador Tarcísio acaba de informar à coordenação da bancada paulista que ele foi atendido com as alterações e pede SIM para a reforma tributária.”

Sem apoio dos bolsonaristas

Bolsonaristas não viram com bons olhos o apoio de Tarcísio à reforma. Ainda na manhã de quinta-feira, deputados do PL hostilizaram o governador e o ex-presidente Jair Bolsonaro o disse que seria melhor votar contra a reforma.

Com informações de Julia Duailibi, para o g1.

Eleições 2024

Albino é pré-candidato a vice-prefeito de Jundiaí ao lado de Parimoschi

De acordo com Albino, a linha política adotada pela chapa é “conservador de direita”, a favor de pautas como “Deus, pátria e família”.

Published

on

Albino, ao lado de Jair Bolsonaro, Parimoschi e o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado
Foto: Reprodução

Nesta semana, o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, vereador Antônio Carlos Albino, anunciou a pré-candidatura a vice-prefeito da cidade, ao lado do pré-candidato à Prefeitura, José Antonio Parimoschi. Quem é Albino? Albino é técnico em Contabilidade, Advogado e pós-graduado em Segurança Pública e Privada. Foi eleito vereador em Jundiaí pela primeira vez em 2016 e, em 2020, foi o…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições 2024: veja como consultar processos eleitorais na internet

Qualquer pessoa pode realizar a consulta de processos eleitorais na ferramenta do TRE-SP e TSE. Veja como.

Published

on

Urna eletrônica - veja como consultar processos eleitorais na internet
Plataforma do Processo Judicial Eletrônico (PJe) mostra ações em tramitação nas zonas eleitorais, TRE-SP e TSE (Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE)

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizam a consulta de processos eleitorais que tramitam nas zonas eleitorais. Qualquer pessoa pode realizar a consulta. Para isso, basta acessar a plataforma de consulta pública unificada do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Na ferramenta, é possível pesquisar por ações de propaganda eleitoral, registros de candidatura, fraude…

Continue Reading

Política

Com Luiz Fernando e Parimoschi, vereador Cristiano Lopes reúne 400 pessoas em nova prestação de contas

Reunião aconteceu no Café Tequila, na noite desta quarta-feira (11)

Published

on

Com Luiz Fernando e Parimoschi, vereador Cristiano Lopes faz nova prestação de contas
Foto: Kleber Fernandes

Na noite de quarta-feira (11), o vereador Cristiano Lopes realizou uma reunião de prestação de contas para 400 pessoas no Café Tequila. “Estou muito agradecido por cada um que esteve conosco neste momento tão especial, em que pudemos falar de políticas públicas, do trabalho realizado por Jundiaí e das metas traçadas para avançarmos ainda mais. Não posso dizer que me…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições 2024: cerca de 35% do eleitorado paulista já baixou o e-Título

A via digital dispensa apresentação do documento impresso e pode ser apresentada no dia da votação. Até o momento, cerca de 11,7 milhões de eleitores têm o aplicativo da Justiça Eleitoral

Published

on

Pessoa acessando aplicativo do e-Título
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, cerca de 35% do eleitorado do Estado de SP baixou o aplicativo e-Título, via digital do título de eleitor. Ou seja, há três meses das eleições municipais, 11,7 milhões dos 34,4 milhões de eleitoras e eleitores de São Paulo têm o aplicativo instalado no celular. Se o eleitor tiver cadastro biométrico e a…

Continue Reading

Eleições 2024

Lera Rodrigues desiste de concorrer à Prefeitura de Cabreúva e apoia Henrique Martin

As conversas sobre as questões da cidade começaram há 30 dias e acabaram por selar a aliança entre os pré-candidatos

Published

on

Cabreúva - Lera Rodrigues desiste de concorrer à Prefeitura e apoia Henrique Martin
Kiko Castrinho, pré-candidato a vice (esq.), Lera Rodrigues (centro), Henrique Martin, pré-candidato a Prefeito de Cabreúva. Foto: Divulgação

A pré-candidata Lera Rodrigues, conhecida como LeraPi e presidente do Partido da Mulher Brasileira, decidiu abrir mão de concorrer à Prefeitura de Cabreúva. Em vez disso, ela optou por selar uma aliança propositiva com o pré-candidato a prefeito Henrique Martin, do Movimento Democrático Brasileiro. Há um mês, ambos começaram a discutir os avanços necessários para atender às necessidades da população…

Continue Reading