Tarcísio
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (18), mostra como os brasileiros veem alguns dos principais nomes cogitados para disputar a Presidência em 2026. O levantamento avaliou conhecimento, potencial de voto e rejeição dos candidatos.

Segundo os dados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem rejeição de 52%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece com 40%, enquanto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) registra 61%.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Outros nomes testados pela Quaest

Além dos três principais nomes, também foram avaliados na pesquisa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), o governador Ratinho Jr. (PSD), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo).

Contexto eleitoral

Os números reforçam o cenário competitivo para 2026, em que a rejeição é um fator determinante no desempenho dos pré-candidatos. Pesquisas anteriores da Quaest já haviam apontado que 59% dos brasileiros não querem que Lula tente a reeleição, enquanto 74% da direita não bolsonarista defendem que Jair Bolsonaro apoie outro nome.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]