Bolsonaro
(Foto: Alan Santos/PR)

Após os atos terroristas em Brasília neste domingo (8), o senador Renan Calheiros (MDB-AL) pediu formalmente ao STF (Supremo Tribunal Federal) pela extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com informações da CNN Brasil, o senador pediu ao ministro Alexandre de Moraes que Bolsonaro volte ao Brasil e se explique sobre suas possíveis relações com os atos ocorridos na Praça dos Três Poderes.

Além disso, em sua solicitação, Calheiros ainda pede para que o ex-presidente se apresente em até 72 horas. Também que, caso se recuse a cumprir a determinação, que o STF emita mandado de prisão de Bolsonaro.

O senador disse que formularia uma petição para a investigação formal do ex-presidente no inquérito dos atos antidemocráticos, que seja considerado fugitivo e dê esclarecimentos à Justiça.

“E se ele se recusar a vir prestar depoimento, vamos pedir, nessa petição, sua prisão preventiva” [do Bolsonaro], afirmou Calheiros à CNN Brasil.

Notícia-crime

Além da solicitação formal de Calheiros, o PDT (Partido Democrático Trabalhista), que integra o governo Lula, entrou com notícia-crime na Procuradoria Geral da República.

O documento pede que Augusto Aras responsabilze o ex-presidente pelos ataques aos Três Poderes, que demande ao STF a decisão de determinar o retorno imediato de Jair Bolsonaro ao Brasil e que entregue seu passaporte.

[tdj-leia-tambem]