
Se o segundo turno da eleição para presidente da República fosse hoje, Fernando Haddad (PT) seria eleito com 42% dos votos, contra 36% de Jair Bolsonaro (PSL), segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (2). Outros 18% votariam branco ou nulo e 4% não souberam responder.
No dia 28 de outubro do ano passado, no segundo turno da eleição, Bolsonaro foi eleito presidente com 55,13% dos votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos). Já Haddad obteve 44,87%.
Após oito meses de governo, o Datafolha aponta que a reprovação do atual presidente subiu de 33% para 38%, em relação ao levantamento anterior do instituto, feito em julho. Foram ouvidas 2.878 pessoas com mais de 16 anos em 175 cidades.
A aprovação de Bolsonaro também caiu, dentro do limite da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, de 33% em julho para 29% agora. Enquanto, a avaliação do governo como regular ficou estável, passando de 31% para 30%.
Ainda de acordo com a pesquisa, quem declarou preferência por Bolsonaro no ano passado, 74% manteriam o voto se a eleição fosse hoje. Um total de 10% migraria para Haddad, e 13% votariam branco ou nulo.
Já 88% dos eleitores de Haddad, 88% manteriam seu voto hoje e 4% mudariam o voto para Bolsonaro, enquanto 6% votariam nulo ou branco.
Um total de 68% de quem votou branco ou nulo na eleição manteria essa opção hoje. Mas 21% deles mudaria para Haddad e 6% para Bolsonaro.
Fonte: Folha de S. Paulo